A devoção ao Sagrado Coração de Jesus existe há séculos na Igreja, mas se difundiu com mais força a partir da experiência mística de Santa Margarida Maria Alacoque, em 1673.
Margarida Maria foi uma freira francesa da Ordem da Visitação que recebeu visões de Jesus que a revelaram o poderio do Seu Coração. Ela relatava tudo ao seu diretor espiritual, Padre Jean Croiset, que deixou uma obra escrita sobre a devoção.
Mas o que celebramos na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus? O amor de Deus por nós! Essa é uma das celebrações mais ricas do calendário litúrgico, que vivenciamos sempre uma semana após a Festa de Corpus Christi.
Neste ano, a Solenidade será no dia 27 de junho. Mesmo não se tratando de um dia de preceito, os fiéis são convidados a participarem da Missa em honra do Sagrado Coração de Nosso Senhor.
"No coração de Jesus, encontramos a representação do Seu sacrifício redentor”, afirmou o missionário redentorista diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R.
De acordo com Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito de Maringá (PR), em artigo publicado no site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a liturgia deste dia enfatiza passagens bíblicas que falam do amor de Deus.
O bispo recordou que, além das celebrações litúrgicas, acontecem muitas práticas devocionais, como a entronização do Sagrado Coração nos lares e a recitação da ladainha.
Aprofunde mais o sentido desta celebração no vídeo a seguir:
Você já conhecia a devoção? Deixe sua resposta nos comentários!
Leia ➕ O que a Bíblia diz sobre a Santíssima Trindade?
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.