A Igreja Católica Apostólica Romana dispõe de diversos cargos e títulos em sua hierarquia, como você pode ver neste material do A12 , para preservar a doutrina e a liturgia da religião de forma universal.
Isso faz parte da evolução da Igreja, que se desenvolveu e os que passaram a serem ordenados para uma missão, no grau do sacerdócio ministerial — bispos, presbíteros e diáconos — assumiram funções específicas dentro da Igreja.
Um destes importantes cargos na Igreja Católica é o de Cardeal, termo do latim cardo/cardinis que significa ‘eixo’, algo que gira, neste caso em torno do Santo Padre. A responsabilidade do cargo é imensa, pois além de outras atribuições, os cardeais elegem um novo Papa, a partir do Conclave, e aqui você vai tirar dúvidas a respeito deste título.
O que é um Cardeal?
Os cardeais são colaboradores do Papa na condução da Igreja e também têm a missão, dentro do Colégio Cardinalício, de eleger o novo Papa quando o cargo fica vago na Sede Romana.
Também são responsáveis pela assessoria direta ao Papa na solução das questões organizativas e econômicas da Santa Sé e coordenam diversos dicastérios (uma espécie de ministério do Vaticano).
Quem pode ser Cardeal?
Os cardeais nomeados pelo Papa não necessariamente precisam ser bispos. Padres e diáconos também podem ser chamados, por serem homens notáveis pela sua doutrina, piedade e prudência.
Por isso, eles são divididos em três ordens: cardeais-bispos, cardeais-presbíteros e cardeais-diáconos, mas não são um grau superior dentro da hierarquia da Igreja, ou seja, um cardeal-bispo não é maior do que um cardeal-diácono, por exemplo.
O religioso pode recusar o título de Cardeal?
Após a nomeação, é possível ao religioso recusar ser criado Cardeal. Um exemplo recente é o do franciscano Dom Paskalis Bruno Syukur, bispo da diocese indonésia de Bogor, que pediu ao Papa Francisco não ser incluído no próximo consistório, no dia 8 de dezembro.
De acordo com o diretor da Sala de Imprensa vaticana, Matteo Bruni, o Santo Padre aceitou o pedido e a escolha do bispo foi motivada por “seu desejo de crescer ainda mais em sua vida sacerdotal, em seu serviço à Igreja e ao povo de Deus”.
Quantos cardeais temos no mundo?
O Colégio Cardinalício tem atualmente 234 membros (121 eleitores, 113 cardeais com mais de 80 anos). Para o próximo consistório, o Papa Francisco elevará 20 clérigos ao posto de cardeal, aumentando o número dos que tem direito a voto em um conclave papal para 141.
E quantos brasileiros são cardeais?
Atualmente temos sete bispos como cardeais representantes do Brasil:
Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), João Braz de Aviz, prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Orani João Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador (BA), Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (AM), Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).
Este número irá aumentar, pois o Papa nomeou Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) para integrar o Colégio Cardinalício no próximo consistório em dezembro.
Cardeal Leonardo Steiner dá seu testemunho sobre a intercessão da Mãe Aparecida
As Relíquias dos Santos: o que são e como deve ser nossa devoção a elas
Saiba quais tipos de relíquias há na Igreja, seus significados e como podem ser objetos de veneração. Leia mais!
Biblioteca Vaticana amplia acesso e promove diálogo global
Encontro global com bibliotecários e instituições culturais amplia acesso ao acervo histórico da Biblioteca Vaticana, valorizando o diálogo cultural e a preservação do conhecimento.
Oração do Discernimento
Encontre clareza nas suas escolhas. Aprenda a oração do discernimento e peça a luz do Espírito Santo para guiar suas decisões.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.