Muitos cristãos têm dúvidas a respeito de diversos assuntos da Igreja Católica e, por este motivo, nós temos o “A12 Responde”, um quadro em que o Missionário Redentorista, Pe. Camilo Júnior, responde às dúvidas religiosas que os devotos nos enviam.
Nesta semana, a dúvida religiosa é em relação a levantar ou não as mãos na oração do Pai-Nosso. Esta oração é uma conversa e uma súplica direta a Deus. O Catecismo da Igreja Católica ensina que a oração cristã é sempre dirigida ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo (CIC 2559-2565). O Pe. Camilo reflete sobre isso em sua explicação.
“Sabemos que o Pai-Nosso é a bonita oração que Jesus ensinou aos seus discípulos e a nós que O seguimos e Nele acreditamos. No Pai-Nosso, nós pedimos que a vontade de Deus aconteça em nós, e a prece mais bonita desta oração está na súplica: Venha a nós o Vosso Reino”.
Em seguida, o Missionário Redentorista responde à dúvida religiosa sobre levantar ou não as mãos na oração do Pai-Nosso durante as celebrações.
“Tanto nas rubricas do Missal, como também na Instrução Geral ao Missal Romano, não existe nenhuma indicação proibindo levantar as mãos. A IGMR orienta sobre a postura do sacerdote (IGMR 152, 237), mas não impõe norma específica aos fiéis nessa oração. Na tradição da Igreja, há muito tempo o povo assumiu esta postura de abrir os braços com as mãos elevadas, em forma de súplica e prece, para rezar e acolher aquilo que, pela oração, Deus quer derramar sobre nós. Portanto, não há proibição nem obrigatoriedade; trata-se de algo espontâneo e não constitui erro litúrgico”.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.