Dúvidas Religiosas

Quais as diferenças e semelhanças entre católicos e anglicanos?

Rei Henrique VIII organizou separação da Igreja de Roma no século XVI, mantendo alguns costumes católicos, mas com profundas influências protestantes em sua doutrina

Escrito por Alberto Andrade

19 SET 2022 - 17H01 (Atualizada em 20 SET 2022 - 08H09)

Alastair Grant/Associated Press

Elizabeth II, que faleceu após 70 anos de reinado, recebeu o último adeus do povo britânico nesta segunda-feira (19), no chamado "funeral do século", com a presença de governantes de todo o mundo, antes de ser sepultada em cerimônia particular no Castelo de Windsor, na Inglaterra.

Após os 11 dias de luto nacional e diversas homenagens, as cerimônias do funeral ocorreram na Igreja Anglicana, religião oficial do Reino Unido, agora tendo como líder o Rei Charles III. 

Foram vistas algumas semelhanças com a fé católica, como a arquitetura da Igreja, as orações e leituras bíblicas entre outras. A Igreja da Inglaterra é a matriz da Comunhão Anglicana, que reúne 85 milhões de adeptos em 165 países.

Então, quem são os anglicanos? Quais as diferenças e semelhanças entre eles e os católicos?

Ambas são Cristãs

Leia MaisA fundação da Igreja Anglicana

Anglicanos e Católicos romanos preservam a mesma Tradição recebida dos Apóstolos. Católicos e anglicanos possuem a Bíblia, com os dois testamentos, como base de sua fé, mas também leem os livros da Bíblia hebraica escritos em grego. As duas igrejas recitam juntas os Credo Niceno e Apostólico.

As duas são litúrgicas na forma do culto e utilizam vestes litúrgicas e paramentos da mesa ou altar. As Igrejas também possuem ordens religiosas (Franciscanos, Beneditinos, Agostinianos, etc.) e se organizam em Dioceses e Paróquias.

Sacramentos parecidos

Católicos e anglicanos administram o Batismo e a Confirmação, celebram a Santa Eucaristia e também os outros ritos sacramentais: a Penitência, o Matrimônio, a Unção dos Enfermos e as Sagradas Ordens.

Também afirmam ser a Eucaristia (também chamada de Santa Ceia ou Missa) o centro de seu culto. A Igreja Romana afirma dogmaticamente que são sete; Na Igreja Anglicana há o consenso de que somente dois foram instituídos por Cristo e são necessários para salvação (batismo e Eucaristia). O Matrimônio pode ser repetido na Igreja Anglicana, na Romana só em caso de nulidade. 

Maria como Mãe de Deus

As Igrejas reservam um papel especial para a Virgem Maria, porém o Anglicanismo não aceita os últimos dogmas marianos (Assunção e Imaculada Conceição), também não há um consenso amplo entre os anglicanos quanto ao segundo dogma mariano (Virgindade Perpétua).

Divórcio do rei impulsionou separação das Igrejas

Não é uma redundância! O que realmente ocorreu para os Cristãos ingleses se desligarem do Papa foi justamente o Rei Henrique VIII, que quis se divorciar de Catarina de Aragão, e ela pediu socorro a Santa Sé.

O Papa Clemente VII resolveu entregar o exame do processo de separação do casal ao tribunal de Roma. Assim, em 1531, o Santo Padre proibiu Henrique de se casar novamente enquanto a causa estivesse sob julgamento.

O advogado Thomas Cromwell convenceu o rei a fazer um processo parecido com o que príncipes alemães estavam realizando: separar-se de Roma. Em fevereiro de 1531, uma assembleia do clero, instigada pelo rei, proclamou Henrique como “Chefe Supremo da igreja da Inglaterra”, com a cláusula “na medida em que a Lei de Cristo o permite”.

Desta forma, Henrique se casou com Ana Boleyn, e foi excomungado pelo Papa Clemente, e o cisma foi estabelecido em 1534 após o parlamento inglês votar o “Ato de Supremacia”, que proclamava ser o rei o “Único e Supremo Chefe da igreja na Inglaterra”; os súditos que não reconhecessem esse ato seriam punidos com a morte.

Ben Stansall - AFP
Ben Stansall - AFP
Primaz Anglicano, Justin Welby celebrou os ritos do funeral de Elizabeth II


Divergências na autoridade

Após o cisma e a confirmação do rei como líder da Igreja Anglicana, houve uma aproximação mais contundente com o protestantismo.

O resultado disso é a diferença na autoridade da Igreja. Para os católicos, o Bispo de Roma é infalível. O Vigário de Cristo tem o controle absoluto de tudo. A autoridade descende dele para seus ajudantes e seguidores.

O ditado tão famoso de Santo Agostinho, Roma locuta causa finita est (Roma falou o assunto está encerrado) nunca foi tão verdadeiro.

As Igrejas da Comunhão Anglicana decidiram trilhar outro caminho. Sua autoridade encontra-se dispersa em vários lugares. Não há uma autoridade absoluta no anglicanismo.

Cada Igreja Anglicana pertence à Comunhão Anglicana porque está em comunhão com o Arcebispo de Cantuária e busca manter a fé católica e a ordem reformada que herdou da Igreja da Inglaterra. Mas cada uma é independente.

“Durante o pontificado de São João Paulo II (1978-2005), as duas Igrejas estavam num processo de negociação para que a Igreja Anglicana voltasse à comunhão da Igreja Católica sob a autoridade do Papa, mas diversos problemas e diferenças de ordem doutrinal fizeram com que as conversas fossem paralisadas”, disse o missionário redentorista Padre Inácio Medeiros.

Liturgias distintas

Na liturgia católica é usado o Missal Romano livro específico utilizado pelo celebrante durante a Santa Missa, enquanto na liturgia anglicana é usado o Livro de Oração Comum (LOC), revisado várias vezes e que foi utilizado no funeral de Elizabeth II.

Ordenações femininas

Outra diferença é que na Igreja Católica Apostólica Romana não existe possibilidade de ordenar mulheres, algo que é possível na Anglicana, inclusive, alguns casos de mulheres ordenadas chegarem ao grau do Episcopado.

Desde a época de Elizabeth I, a religião anglicana, que alguns consideram um “terceiro gênero” entre catolicismo e protestantismo, se apresenta como uma combinação de elementos de origem católica (temperados por uma aversão a Roma e ao papado) e de origem protestante.

Padre Camilo também fala sobre a Igreja Anglicana


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.