A gratidão para o cristão: “é nosso dever e salvação”

Há vezes em que dizemos coisas sem perceber todo o peso que têm. Por exemplo, em Português, para expressar gratidão, dizemos "obrigado". Não se diz simplesmente "graças", mas se expressa, de alguma forma, uma obrigação para com aquele de quem recebemos um dom.
Pois bem, há muitas expressões do culto cristão que acabam passando "desapercebidas". Uma delas intitula esta nossa reflexão. Em toda Missa, após a oração sobre as oferendas, à exclamação do sacerdote "demos graças ao Senhor, nosso Deus" respondemos - quase automaticamente - "é nosso dever e salvação". Paremos para refletir um pouco nesta nossa resposta.

Como assim, a gratidão é dever e salvação nossa?
Demos um passo atrás. Antes de falar em gratidão, falemos em gratuidade. Pensemos naqueles momentos em que realmente nasceu de nós um sincero e profundo "muito obrigado!". Provavelmente foi perante uma dádiva grande, ou um dom que nos ajudou muito, ou algo que ultrapassou o que esperávamos, ou que nos chegou na hora e lugar certo (numa situação de particular necessidade).
Pensemos agora em como Cristo experimentava isso de forma especial com seu Pai. João, ao abrir a segunda parte do seu Evangelho, diz de Jesus:
"Sabendo que o Pai tudo lhe havia dado nas mãos..." (13,3).
Paremos aí. Jesus, o Filho, sabia que tudo havia recebido do Pai. Isso O levava à gratidão, isso O levava a responder. Vejamos como no início das grandes coisas sempre está o dom. Reparemos em como o início da nossa vida, da vida de todo ser humano, é - ou foi pensado para ser - fruto de um ato de amor.
Leia MaisO que é a gratidão de que os coaches tanto falam?Oração da GratidãoSão Paulo aborda o mesmo assunto a partir de um ângulo mais incisivo:
"Que tens que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias como se não o tivesses recebido?" (1Cor 4,7).
Indica para nós a falta de sentido da ingratidão (que acaba virando vaidade), que vem de uma pobre percepção da gratuidade.
Assim, se para qualquer pessoa é importante a gratidão, para o cristão é "dever e salvação" sua. E esta começa pelo reconhecimento da ação de Deus em nós, que é o sentido do Prefácio (a parte que começa com a exclamação e resposta citadas no início deste texto) na Missa.
É, no fundo, a abertura à ação da graça, ao Amor de Deus que nos rodeia e ultrapassa. Não é estranho que um dos nomes no centro do culto cristão seja exatamente o de "ação de graças" (essa é a tradução do termo grego "Eucaristia").

Dia Internacional dos Museus: Conheça os Museus do Santuário Nacional
Dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional do Museu, o A12 separou algumas dicas e curiosidades dos museus do Santuário Nacional e preparou um vídeo com alguns detalhes desses Museus.

XXIV Encontro Nacional de Santuários do Brasil acontece até o dia 20 de maio
Nesta semana está acontecendo o XXIV Encontro Nacional de Santuários do Brasil, em Florianópolis (SC). O tema deste ano é “A Epifania do Sagrado nos Santuários”, destacando também o lema bíblico que fala sobre a presença de Deus na história humana: “Eles me farão um santuário, e eu habitarei no meio do meu povo”.

Santuário Nacional divulga carta contra abuso e exploração sexual infantil
Na Santa Missa das 18h, no Altar Central da Basílica, será lida a Carta de Aparecida, documento realizado pelo Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil do o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em articulação com o Santuário Nacional.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.