Você já conferiu aqui no A12 que a Igreja no Brasil está mobilizando campanhas de doação de valores em dinheiro, alimentos e outros mantimentos para as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande Sul, que há mais de um mês vêm devastando quase 90% das cidades gaúchas.
.:: Quem desejar contribuir financeiramente, pode fazer diretamente pelo PIX 33685686001041 (CNPJ), em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3. Outra opção é através da Cáritas Brasileira, através do PIX 33654419.0010-07 (CNPJ) ou por depósito bancário para: Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil).
Bispos, padres e religiosos também pedem para que o povo de Deus continue em oração, pedindo a intercessão para a Medianeira de todas as Graças, celebrada nesta sexta-feira (31), que Nosso Senhor Jesus Cristo traga proteção e forças para que o povo gaúcho supere estas dificuldades.
Como Igreja de Cristo, nos unimos aos irmãos e irmãs que estão desabrigados devido às fortes chuvas, e entregamos nas mãos de Maria Santíssima todas as pessoas que sofrem com esses últimos acontecimentos e todas as que estão sem casa e desaparecidas.
Estamos no mês mariano, e recorremos à Virgem Maria para que Ela interceda pela situação no Sul do país.
À vossa proteção
Em nossa fé católica, existem diversas orações e devoções à Nossa Senhora, mas existe uma dessas preces que é considerada a mais antiga.
A oração “Sub tuum praesidium” (À vossa proteção) foi encontrada num fragmento de papiro, em 1927, no Egito, remonta ao século III, especificamente no ano 250, apenas alguns séculos após a Morte e Ressurreição de Cristo.
Além de ser, possivelmente, a primeira dedicada a Maria, ela traz uma grande importância histórica e teológica. Assim como os Evangelhos, originalmente a oração foi escrita em grego.
Por isso, nela, a Virgem Maria é chamada de “Theotokos”, a Mãe de Deus, antes mesmo da oficialização do dogma da maternidade divina, em 22 de junho de 431, quando o Concílio de Éfeso definiu explicitamente que Maria é Mãe de Deus, ao afirmar a unidade da pessoa de Cristo nas duas naturezas, plenamente Deus e homem.

Porém, é necessário compreender o que a Igreja quer dizer quando fala em Maria como Mãe de Deus. Jesus Cristo, segunda pessoa da santíssima Trindade, existe desde toda a eternidade. Ele procede do Pai por uma geração espiritual, na qual não intervém evidentemente nenhuma criatura humana. Portanto, Maria não é mãe do Filho de Deus quanto à sua origem divina, mas é mãe do “verbo encarnado”, do Filho de Deus feito homem.
São Tomás afirma que pelo fato de ser mãe de Deus:
“A Bem Aventurada Virgem Maria está revestida de uma dignidade quase infinita, a causa do bem infinito que é o mesmo Deus. Portanto, não se pode conceber nada mais elevado que ela, como nada pode haver mais excelso que Deus” (Suma Teológica 1, q.25, a.6 ad 4).

“À vossa proteção recorremos
Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas
Em nossas necessidades,
Mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
Ó Virgem gloriosa e bendita! Amém!”
Peça a intercessão à Medianeira de todas as graças
Fonte: Aleteia
Mistérios da Fé: entenda a Quaresma e seus símbolos
Conheça os principais símbolos da Quaresma: cinzas, cor roxa, deserto, cruz, jejum, esmola e oração e aprofunde seu caminho de conversão.
Existe horário certo para fazer minhas orações na Quaresma?
Madrugada, manhã ou noite? Descubra o que a Igreja ensina sobre o melhor horário para orar na Quaresma. Leia e aprofunde sua fé!
Como transferir sua inscrição da II Romaria de Catequistas
Comissão da CNBB abre prazo de 15 de fevereiro a 31 de março de 2026 para pedidos formais de substituição de inscrição na II Romaria Nacional de Catequistas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.