Ainda continuamos na semana de páscoa, simbolizada nas vestes brancas usadas nos primeiros séculos da Igreja pelas pessoas batizadas na noite de páscoa. Permanecendo com as vestes batismais, expressavam sua condição nova de cristãos, renascidos na fonte batismal.
A semana servia de treinamento, assim podemos dizer, para experimentarem o contraste entre a vida nova que traziam, simbolizada pelas vestes brancas, e o contexto antigo, que ainda permanece. Conservar limpa a roupa branca enquanto se lida com a poeira cotidiana, é sempre um desafio. Desafio maior é conservar a graça recebida no batismo, em meio às tentações do mundo que nos rodeia.
O tempo pascal é expresso, também ele, pelo símbolo dos quarenta dias. Durante quarenta dias o Ressuscitado foi aparecendo aos discípulos, para confirmá-los na fé e animá-los na certeza de sua ressurreição.
A semana de páscoa expressa a graça que Cristo nos transmite pelo batismo. Pois a semana é expressão da ação de Deus.
"O tempo pascal nos lembra o empenho que precisamos ter, para colocar nossa vida em coerência com o novo espírito que nos anima, a partir do nosso batismo".
Os quarenta dias expressam nosso esforço pessoal de viver conforme a graça de Deus.
Assim, a páscoa nos garante a graça de Deus, a força nova que Cristo nos transmite. E o tempo pascal nos lembra o empenho que precisamos ter, para colocar nossa vida em coerência com o novo espírito que nos anima, a partir do nosso batismo.
Celebrada a Páscoa deste ano de 2014, percebemos com alegria que podemos contar com a mesma força de Deus, que ressuscitou Jesus, para ressuscitar o impulso renovador da Igreja, lançado pelo Concílio, e providencialmente retomado pelo nosso Papa Francisco. Mas, como sempre, a graça de Deus precisa ser acolhida em nossos corações para que produza frutos verdadeiros de ressurreição.
Como discípulos e missionários de Jesus, precisamos ser portadores de vida nova, também para a Igreja, que se renova na medida que se coloca a serviço da missão que Cristo lhe confiou.
Dom Demétrio Valentini
Bispo de Jales
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.