Espiritualidade

A santidade é uma vocação para todo batizado!

Fr. Pablo Vinícius Reis Moreira

Escrito por Fr. Pablo Vinícius Reis Moreira, C.Ss.R.

05 NOV 2021 - 09H37 (Atualizada em 08 NOV 2021 - 15H33)

Shutterstock

Há quase 60 anos, a Santa Igreja Católica, vivificada pelo espírito do Concílio Vaticano II, acolhia a publicação da Constituição Dogmática Lumen Gentium (“Luz dos povos”), no pontificado de São Paulo VI, falecido em 1978 e canonizado no ano de 2018. O quinto capítulo deste importante documento conciliar trata da “vocação de todos à santidade na Igreja”, esclarecendo que “os cristãos de qualquer estado ou ordem são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade” (cf. Lumen Gentium, n. 40).

Não faz muito tempo que o Santo Padre, o Papa Francisco, que tem se esforçado para reconectar a Igreja com o Concílio Vaticano II, presenteou a todos nós com a sua Exortação Apostólica Gaudete et exultate (“Alegrai-vos e exultai”), sobre o chamado à santidade no mundo contemporâneo. No presente documento, somos convidados a ser santos no hoje da nossa história.

Este bonito apelo do Santo Padre está contido nos cinco capítulos e 177 parágrafos do presente documento que, uma vez mais, quer fazer ressoar o chamado à santidade, apontando para os seus riscos, desafios e oportunidades.

Para começo de conversa, engana-se quem pensa que, para ser santa, a pessoa deve ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Concepção errada! A santidade é para todos e cada um nós; é para todo o povo querido de Deus.

Diz o Papa Francisco:

Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra (cf. Gaudete et exultate, n. 14).

Shutterstock
Shutterstock

Independente do seu estado de vida – religioso ou religiosa; marido ou mulher; avô ou avó; trabalhador do campo ou da cidade; patrão ou empregado – você é chamado a ser santo e a testemunhar o amor de Jesus Redentor àqueles que vierem até você. Eis a beleza da santidade!

Não tente buscar a santidade nos grandes feitos e gestos. Você poderá se frustrar e desistir desta bonita vocação. É importante que você dê um passo de cada vez. Comece com pequenos e humildes gestos. Não tenha pressa, Deus é paciente com todos nós!

Salienta o Papa: “Gosto de ver santidade no povo paciente de Deus” (cf. Gaudete et exultate, n. 7). O Papa Francisco dá-nos um pequeno e bonito exemplo disso: “Uma senhora vai ao mercado fazer as compras, encontra uma vizinha, começam a falar e surgem as críticas. Mas essa mulher diz para consigo: ‘Não! Não falarei mal de ninguém!’ Isso é um passo rumo à santidade (cf. Gaudete et exultate, n. 16).

Leia MaisDia de Todos os Santos: um dia para a esperançaContudo, para que possamos progredir na vida de santidade, precisamos de uma vida de oração. Não há outro caminho! Ou rezamos, ou rezamos.

E para rezar bem, é preciso que haja disciplina, isto é, ter um tempo do dia dedicado à oração. Sem isso, nada feito! No entanto, reconheço que, para muitos, dedicar um tempo do dia à oração pode ser algo inviável, devido às correrias do dia a dia.

Para esses nossos queridos irmãos e irmãs, segue um método tranquilo e bonito de oração: comece o seu momento de intimidade com Deus, rezando um ato de humildade:

“Senhor, eu necessito de ti! Sem ti, nada sou!”

E depois, reze assim:

“Senhor, eu não sou santo! Dai-me essa graça!”

Rezem, meus queridos! O Espírito Santo derrama a santidade no povo que confia e espera em Deus, por meio de suas simples e sinceras orações.

Ao amigo leitor, adianto que a caminhada não é fácil, como em tudo na vida, mas temos a alegre certeza de que Deus está ao nosso lado e de que o céu é o nosso amigo. Avante! A recompensa virá! Um forte abraço e que Deus nos dê a sua graça e a Mãe Aparecida a sua bênção!

Escrito por
Fr. Pablo Vinícius Reis Moreira
Fr. Pablo Vinícius Reis Moreira, C.Ss.R.

Natural de Dores de Campos (MG), desde 2013 é seminarista da Congregação do Santíssimo Redentor. É bacharel em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). Atualmente está cursando teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), em São Paulo (SP), preparando-se para o sacerdócio ministerial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...