Vivemos num mundo tão conturbado, onde o tempo parece ser tão escasso e fugidio, que a vida oracional aparenta ser uma “perda de tempo” diante dos afazeres do dia-a-dia.
Esquecemos que a vida de oração não é apenas uma obrigação do cristão, mas este modo de viver está presente em todas as denominações religiosas existentes. A vida de oração é um caminho a ser percorrido por aqueles que buscam chegar ao Criador; é a chave para o coração de Deus.
Jesus Cristo, ao anunciar o Evangelho e o Reino de Deus, ensinou aos seus discípulos e Apóstolos o modo como se deve orar e, com isso, ter uma vida oracional ativa, sem jamais esmorecer. O simples fato de estar em um diálogo profundo com Aquele que é o centro da vida espiritual de cada ser humano já é um passo importante para perceber as benesses da vida oracional.
Leia MaisPrepare seu coração para o Tempo do Advento com uma oração7 ensinamentos de São Paulo da Cruz sobre vida de oraçãoA oração é um caminho percorrido por todo ser humano que, crendo uma divindade, buscou por meio de palavras e gestos, comunicar-se e exprimir os seus sentimentos em louvor, agradecimento ou súplica.
Desde os antigos povos pré-colombianos, até os mais fervorosos místicos cristãos, a oração é o caminho dialogal entre a criatura e o Criador.
Com isso, o caminho do discipulado é pautado na vida oracional, ou seja, o coração de todo discípulo deve ser permeado por uma vida de oração constante. E isso o leva a um profundo diálogo com o Mestre.
Para os cristãos, o discipulado é estar em profundo consentimento com a mensagem evangélica de Jesus e o anúncio do Reino de Deus. Orar é converter o coração ao passo que se busca ser semelhante ao coração de Cristo.
Percorrer o caminho do discipulado com uma vida oracional ativa é estar disposto a converter-se diariamente e ser semelhante a Cristo. Este passo é dado a cada dia. Os místicos também advertem para os momentos de sombras e escuridão que podem cair sobre a vida daqueles que buscam a vida de oração ativa e constante.
O ser humano, em sua limitação, pode muitas vezes cair e esquecer-se daquilo que é o essencial, o amor de Deus. Deve-se permanecer firme na oração, mesmo que estas sombras demorem a passar e a oração perca seu sentido, mas é a perseverança que garante a chegada ao destino que é o coração de Deus.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.