Espiritualidade

A vida oracional: O caminho do discipulado

A oração é o caminho dialogal entre a criatura e o Criador

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

16 DEZ 2022 - 09H02 (Atualizada em 16 DEZ 2022 - 09H25)

Vivemos num mundo tão conturbado, onde o tempo parece ser tão escasso e fugidio, que a vida oracional aparenta ser uma “perda de tempo” diante dos afazeres do dia-a-dia.

Esquecemos que a vida de oração não é apenas uma obrigação do cristão, mas este modo de viver está presente em todas as denominações religiosas existentes. A vida de oração é um caminho a ser percorrido por aqueles que buscam chegar ao Criador; é a chave para o coração de Deus.

Jesus Cristo, ao anunciar o Evangelho e o Reino de Deus, ensinou aos seus discípulos e Apóstolos o modo como se deve orar e, com isso, ter uma vida oracional ativa, sem jamais esmorecer. O simples fato de estar em um diálogo profundo com Aquele que é o centro da vida espiritual de cada ser humano já é um passo importante para perceber as benesses da vida oracional.

Leia MaisOração para preparar seu coração para o Tempo do Advento7 ensinamentos de São Paulo da Cruz sobre vida de oraçãoA oração é um caminho percorrido por todo ser humano que, crendo uma divindade, buscou por meio de palavras e gestos, comunicar-se e exprimir os seus sentimentos em louvor, agradecimento ou súplica.

Desde os antigos povos pré-colombianos, até os mais fervorosos místicos cristãos, a oração é o caminho dialogal entre a criatura e o Criador.

Com isso, o caminho do discipulado é pautado na vida oracional, ou seja, o coração de todo discípulo deve ser permeado por uma vida de oração constante. E isso o leva a um profundo diálogo com o Mestre.

Para os cristãos, o discipulado é estar em profundo consentimento com a mensagem evangélica de Jesus e o anúncio do Reino de Deus. Orar é converter o coração ao passo que se busca ser semelhante ao coração de Cristo.

Percorrer o caminho do discipulado com uma vida oracional ativa é estar disposto a converter-se diariamente e ser semelhante a Cristo. Este passo é dado a cada dia. Os místicos também advertem para os momentos de sombras e escuridão que podem cair sobre a vida daqueles que buscam a vida de oração ativa e constante.

O ser humano, em sua limitação, pode muitas vezes cair e esquecer-se daquilo que é o essencial, o amor de Deus. Deve-se permanecer firme na oração, mesmo que estas sombras demorem a passar e a oração perca seu sentido, mas é a perseverança que garante a chegada ao destino que é o coração de Deus.

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...