Espiritualidade

Ainda é possível atrair o jovem à vida cristã?

Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)

Escrito por Cankin Ma Lam

15 DEZ 2021 - 14H03 (Atualizada em 16 DEZ 2021 - 09H01)

Thiago Leon

De várias formas, pessoas de diversas épocas se fizeram estas perguntas. Nestes tempos, em que parece que os jovens vivem numa realidade quase separada dos valores que os precederam, estas perguntas acabam sendo mais gritantes.

Leia MaisSuicídio na juventudeHá uns poucos anos um homem muito sábio confrontou de forma direta estas perguntas. Bento XVI, no prefácio ao Youcat, comenta o processo pelo qual bispos do mundo inteiro foram desafiados a elaborar um livro que "devia mostrar no que a Igreja Católica crê hoje e de que maneira se pode acreditar de modo racional". Comenta especificamente que naquele "contexto perguntamo-nos se não deveríamos traduzir o Catecismo da Igreja Católica na língua dos jovens e fazer penetrar as suas palavras no seu mundo".

E continua: "Algumas pessoas dizem-me que o catecismo não interessa à juventude moderna; mas não acredito nesta afirmação e estou certo de que tenho razão. A juventude não é tão superficial como é acusada de o ser; os jovens querem saber deveras no que consiste a vida".

Assim, embora pareça redundante dizê-lo, a pergunta a respeito da possibilidade e dos caminhos pelos quais os jovens podem ser atraídos para a vida em Cristo tem sua resposta no próprio Cristo. Isto é, na Verdade que Ele vem oferecer a toda pessoa humana. Seja qual for a idade ou condição, Cristo tem uma palavra definitiva sobre o sentido da vida.

É nesse sentido que São João Paulo II, por sinal padroeiro dos jovens, afirma na sua primeira encíclica (Redemptor Hominis, nº 14) que o homem é a via da Igreja. Cada homem na sua singular realidade "é a via da Igreja; via que se encontra, de certo modo, na base de todas aquelas vias pelas quais a Igreja deve caminhar: porque o homem — todos e cada um dos homens, sem exceção alguma — foi remido por Cristo; e porque com o homem — cada homem, sem exceção alguma — Cristo de algum modo Se uniu, mesmo quando tal homem disso não se acha consciente".

Assim, se bem é necessária uma "tradução" para a linguagem dos jovens de hoje, a revelação salvífica de Cristo — "ontem, hoje e para sempre" (Hb-13,8) — traz a Palavra definitiva às perguntas que encorajam, e também às que afligem, o coração dos jovens de hoje.

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...