A passagem da visitação de Maria a sua prima Isabel é um admirável encontro cheio de alegria e presença de Deus. O Evangelho de São Lucas nos relata que, após o Anúncio do anjo Gabriel e Encarnação de Jesus em seu seio puríssimo, Maria partiu para auxiliar a sua prima Isabel, que estava grávida.
Ao sair ao encontro de sua prima, Maria nos deixa belas lições que brotam de seu imaculado Coração. Como filhos e aprendizes de tão maravilhosa Mãe e Mestra, queremos destacar algumas desta lições.
Humildade e Serviço: Maria, depois de receber a Jesus em seu ventre imaculado, parte para ajudar a Isabel, fazendo uma longa e exaustiva viagem. Podemos imaginar que durante os três meses que Maria ficou na casa de Isabel e Zacarias, ela serviu com prontidão e simplicidade. Ela como seu Filho Jesus, sabe que o amor é serviço e entrega generosa. Nós, ao contemplarmos esta passagem, devemos aprender a dispor o nosso coração para servir com humildade a que precisa de nós.
Alegria que vem de Cristo: “Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio” (Lc1,44). Assim exclamou Isabel ao receber Maria. A alegria profunda vem da presença de Deus. Maria é a primeira discípula desta alegria que é o próprio Cristo encarnado em seu ventre. A alegria é um dom de Deus e é essencial para vida do cristão. Assim nos diz o Papa Francisco:
“Maria rejubila, porque é a portadora do Emanuel, do Deus conosco. «Ser cristão é alegria no Espírito Santo». Sem alegria, permanecemos paralisados, escravos das nossas tristezas. Muitas vezes, o problema da fé não é tanto a falta de meios e estruturas, de quantidade, nem sequer a presença de quem não nos aceita; o problema da fé é a falta de alegria. A fé vacila, quando nos arrastamos na tristeza e no desânimo”.
Ao prestar atenção a este detalhe, podemos nos perguntar: a nossa alegria está posta em Jesus?
Confiança e fé nas promessas divinas: Maria confia nas palavras do Anjo e nas promessas divinas. A visita a sua prima e as palavras que Isabel lhe diz, confirmam sua confiança em Deus e fortalecem a sua fé: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lc 1, 43.45). Maria nos ensina que a confiança brota da certeza do amor e da providência divina.
Leia Mais3 livros para crescer na devoção a MariaA devoção mariana como fonte de consolo e esperança A Maternidade de Maria nos Ensina a Educar no Amor
Maria nos ensina que apesar das incertezas e dificuldades, Deus confirma o seu amor através de sua providência que se faz concreta em nossa vida. E nós, confiamos em Deus, como nos ensina Maria?
O Papa Francisco nos alerta sobre o perigo da desconfiança: “Quando vivemos na desconfiança, fechados em nós mesmos, contradizemos a fé, porque, em vez de nos sentirmos filhos pelos quais Deus faz grandes coisas, reduzimos tudo à medida dos nossos problemas e esquecemo-nos de que não somos órfãos: temos no meio de nós um Pai, salvador e poderoso.” O Canto do Magnificat, recitado logo após o encontro com Isabel, é mostra da fé que Maria tinha em Deus e em seu poder.
Que possamos contemplar e nos deixar inspirar por este maravilhoso encontro que ilumina a nossa fé e nos ajuda a viver a alegria, a humildade e a confiança em Deus.
Confira sugestões de músicas para a entronização da Bíblia na Santa Missa
Confira sugestões de músicas para realizar a entronização da Bíblia nas celebrações de sua paróquia.
A fé do povo do Centro Oeste
Conheça a fé do Centro-Oeste, e as devoções católicas como a Romaria do Divino Pai Eterno e a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Saiba mais.
Em que momento dobramos um dos joelhos na Igreja?
Confira a relevância espiritual em fazer este gesto corporal dentro e fora da celebração litúrgica
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.