Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Espiritualidade

Castidade: caminho de cura e amor libertador

Entenda porque a castidade e a temperança são guardiãs do amor e do autodomínio nas relações humanas nas palavras do Papa Francisco e dos santos da Igreja

Escrito por Giovana Marques

16 AGO 2025 - 12H20 (Atualizada em 18 AGO 2025 - 12H10)

Wongstorn/Adobe Stock

A castidade está interligada à virtude cardeal da temperança, e, embora muitos pensem que ela se trata de uma “repressão” ao ato sexual, o seu real significado está na guarda de um dom recebido, que é precioso: o dom do amor.

Isso nos ensina o documento pontifício Sexualidade Humana: Verdade e Significado, que acrescenta:

“A castidade é, portanto, aquela energia espiritual que sabe defender o amor dos perigos do egoísmo e da agressividade e sabe promovê-lo para a sua plena realização.”

O saudoso Papa Francisco, ao fazer uma análise dos relacionamentos atuais por ocasião do 29º Dia Mundial da Vida Consagrada, chegou a afirmar que essa virtude é um caminho de cura contra o mal.

Segundo ele, o 6º Mandamento da Lei de Deus é cura para um mundo marcado por formas distorcidas de afetividade, ou seja, de atitudes superficiais e egocêntricas.

ViDi Studio/Adobe Store ViDi Studio/Adobe Store

Em uma relação, onde o bem do outro precisa vir em primeiro lugar, muitas vezes reina o egoísmo. E a castidade, implica em aprender o autodomínio, para que, comandando nossas paixões, possamos preservar a fidelidade e a pureza nos relacionamentos humanos e na vida espiritual.

Nesse sentido, ele apontou para as Vocações Consagradas, como portadores de luz para as mulheres e homens do nosso século, através dos votos de pobreza, castidade e obediência.

Além disso, o documento Sexualidade Humana: Verdade e Significado, afirma que ninguém pode dar o que não possui. Quando nos falta o autodomínio, tornamo-nos incapazes de nos dar ao outro concretamente.

“Na medida em que, no ser humano, a castidade enfraquece, nessa mesma medida o seu amor se torna progressivamente egoísta, isto é, a satisfação de um desejo de prazer e já não dom de si.”

Os pecados contra a castidade referem-se à luxúria, dentre eles estão: a masturbação, a fornicação, a pornografia, o adultério e demais atitudes da sexualidade contrárias à dignidade humana. Tais atos geram feridas profundas.

Miljan Živković/Adobe Stock Miljan Živković/Adobe Stock

Compreendemos então, que esta virtude é caminho de cura e libertação, uma vez que ela nos livra do egoísmo e da agressividade. Desse modo, listamos algumas frases de santos sobre a castidade para a reflexão:

“Santa Pureza, a rainha das virtudes, a virtude angélica, é uma joia tão preciosa que aquele que a possui se torna como os anjos de Deus no Céu, ainda que revestidos da mortalidade da carne.” — São João Bosco

“A verdadeira felicidade, caros amigos, não consiste nos prazeres do mundo ou em coisas terrenas, mas na paz de consciência, que temos somente quando somos puros de coração e de mente”. — Beato Pier Giorgio Frassati

“A castidade é um caminho longo e difícil; é preciso esperar pacientemente para que dê frutos. Mas ao mesmo tempo é um caminho seguro para a santidade.” — São João Paulo II

Leia + 6 dicas pra viver a castidade

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...