Espiritualidade

Oração, jejum e esmola: como viver a Quaresma com São José

O exemplo de São José nos ensina a viver uma maior proximidade com Deus e nossos irmãos

Fr. Pablo Vinícius Reis Moreira

Escrito por Fr. Pablo Vinícius Reis Moreira, C.Ss.R.

18 MAR 2022 - 14H43 (Atualizada em 17 MAR 2023 - 11H47)

Leia MaisComo São José pode inspirar famílias e pais?Por que o dia de São José mudou neste ano?Novena de São José 2023: confira as reflexõesAnualmente, celebramos a solenidade de São José no tempo litúrgico da Quaresma. Tempo em que nos preparamos para celebrar a Páscoa do Senhor. Tempo em que Nosso Senhor nos chama à conversão sincera do coração. Tempo em que a Igreja nos convida a ouvir, com mais frequência, a Palavra de Deus.

Tempo em que nos aproximamos mais da pessoa de Jesus Cristo e dos irmãos através da oração, do jejum e da esmola (cf. Mt 6, 1-6.16-18). Tempo em que somos acompanhados pelo esposo da Virgem Maria e pai de Jesus, o glorioso São José.

Creio que não celebramos a solenidade de São José na Quaresma por acaso. Providencialmente, a liturgia da Igreja, a cada tempo quaresmal, presenteia a todos nós com a celebração da solenidade deste grande homem de Deus, modelo para todos nós. Em São José, encontramos “um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade” (Papa Francisco na Carta Apostólica Patris corde, Introdução).

Thiago Leon
Thiago Leon


São José é como um luzeiro a iluminar o nosso caminho rumo à celebração do mistério pascal de Cristo. Ele tem muito a nos inspirar e a contribuir com o nosso processo de conversão rumo à Pascoa de Jesus Cristo, ajudando-nos a fazer da Quaresma um tempo forte de encontro com Deus e com os irmãos.

Com o esposo de Maria e pai de Jesus, aprendemos a colocar em prática a oração, o jejum e a esmola, que, neste tempo santo, constituem as chamadas três obras quaresmais. Iluminadas pela vida de São José, essas obras nos auxiliam a melhorar nossa relação com Deus, com o próximo e com as coisas. Quaresma é tempo de nos recolocarmos no caminho de Deus e de valorizarmos o essencial da vida.

Neste tempo da Quaresma, o exemplo e o testemunho de São José nos acompanham e nos ajudam a rezar melhor, a sermos homens e mulheres de oração, íntimos de Deus, pois é rezando que nos aproximamos do Deus vivo e verdadeiro, no dever de fazer valer em nós a vontade que vem do Céu, assim como fez o “homem justo” (cf. Mt 1,19) e atento à Lei de Deus, o humilde carpinteiro José (cf. Mt 13,55).

Thiago Leon
Thiago Leon


À semelhança de São José, somos chamados neste tempo santo a revermos nossos “acolhimentos”. Estamos acolhendo os nossos irmãos e irmãs em suas carências e necessidades ou estamos excluindo, colocando-os à margem de nossas relações?

“O acolhimento é um modo pelo qual se manifesta, na nossa vida, o dom da fortaleza que vem do Espírito Santo para nós [...].
O acolhimento de José nos convida a receber os outros, sem exclusões, tais como são, reservando uma predileção especial pelos mais frágeis, porque Deus escolhe o que é frágil
(1Cor 1,27) (Papa Francisco na Carta Apostólica Patris corde, n. 4).

Quaresma é tempo de escancarar as portas do coração, mas também é tempo de abrir as mãos, ajudar a quem precisa. Discreto e presente no cotidiano da vida, São José viveu na simplicidade; viveu para os outros; viveu na gratuidade de quem compreendeu o amor. O pouco que tinha soube partilhar. E nunca lhe faltou nada, porque tinha Deus, seu único necessário, seu bem mais precioso.

Que a Quaresma deste ano aumente em nós o amor a Deus e aos irmãos, para que seja, verdadeiramente, um tempo de oração, jejum e esmola. Vivamos, irmãs e irmãos caríssimos, este tempo de conversão na companhia do Guardião do Redentor!

Conheça mais sobre São José

Escrito por
Fr. Pablo Vinícius Reis Moreira
Fr. Pablo Vinícius Reis Moreira, C.Ss.R.

Natural de Dores de Campos (MG), desde 2013 é seminarista da Congregação do Santíssimo Redentor. É bacharel em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). Atualmente está cursando teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), em São Paulo (SP), preparando-se para o sacerdócio ministerial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...