Neste mês, onde muitas ações do Setembro Smarelo vêm para nos conscientizar da importância de prevenir o suicídio e cuidar da saúde mental, por que não falar de um assunto que tem sido tão presente nos nossos dias: a ansiedade? Leia MaisComo a Bíblia pode me ajudar com a ansiedade e depressão?Como se livrar da ansiedade?
Atrelado a isso, podemos pensar como a prática da fé poderia ser um auxílio para o tratamento deste mal.
De acordo com Mateus Simon, professor, cursilhista, estudioso da doutrina católica na Saint Paul Center e de psicologia católica na CatholicPsichy Institute, a ansiedade pode ser definida como uma reação normal do corpo humano a situações de medo, expectativa, perigo, incerteza e dúvida.
O professor ensina a aprender, primeiramente, a reconhecer os sinais da ansiedade da vida cotidiana:
- Repentina angústia somada ao coração acelerado ou aperto no peito;
- Viver com a “mente acelerada” especialmente antes de dormir;
- Impaciência e desistir, consequentemente, de fazer algo antes de começar;
- Insegurança ou preferência ao isolamento quando convidado para algo;
- Pensamentos negativos constantes que causam medo.
Para Mateus, a fé contribui para dedicarmos os nossos pensamentos ao momento presente.
“A ansiedade é… uma oportunidade para criar uma nova relação com seu pensar e sentir e conquistar autodomínio. Só assim conseguiremos entregar nosso coração a Deus de forma completa. Quando nos dedicamos ao autodomínio e a prática da Presença de Deus, o Espírito Santo nos transforma… Porque quando você aprende a fazer silêncio interior e dominar sua atenção, dominar sua imaginação (…) você se encontra com o Espírito Santo em todos os acontecimentos reais, aqui e agora, nem no passado, nem no futuro, nem dentro da sua cabeça(…)”, afirmou.
Para lidarmos com a ansiedade, o professor falou também necessário ter atenção, pois muitas vezes corremos o risco de fazer com que os pensamentos negativos se tornem hábitos e ganhem espaço em nossas mentes de forma desnecessária.
“Para suprir uma impressão constante de insegurança, queremos controlar tudo. Isso irrita o sistema nervoso central e a pessoa perde saúde mental. É preciso concentrar em fazer nosso possível, e entregar o impossível a Deus e descansar Nele. Afinal, nossa confiança está no nome do Senhor que fez o céu e a Terra”, disse Mateus.
Nesse sentido, podemos dizer que a espiritualidade é de extrema importância, porque diz respeito a uma das áreas essenciais da nossa vida. Mas não deixar de procurar auxílio de um profissional capacitado para dar o diagnóstico e orientar para o tratamento mais adequado.
Aos avós, Papa Leão XIV pede “revolução da gratidão”
Na mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa reforça a importância de integrar os mais velhos na vida da Igreja
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.