Neste mês, onde muitas ações do Setembro Smarelo vêm para nos conscientizar da importância de prevenir o suicídio e cuidar da saúde mental, por que não falar de um assunto que tem sido tão presente nos nossos dias: a ansiedade? Leia MaisComo a Bíblia pode me ajudar com a ansiedade e depressão?Como se livrar da ansiedade?
Atrelado a isso, podemos pensar como a prática da fé poderia ser um auxílio para o tratamento deste mal.
De acordo com Mateus Simon, professor, cursilhista, estudioso da doutrina católica na Saint Paul Center e de psicologia católica na CatholicPsichy Institute, a ansiedade pode ser definida como uma reação normal do corpo humano a situações de medo, expectativa, perigo, incerteza e dúvida.
O professor ensina a aprender, primeiramente, a reconhecer os sinais da ansiedade da vida cotidiana:
- Repentina angústia somada ao coração acelerado ou aperto no peito;
- Viver com a “mente acelerada” especialmente antes de dormir;
- Impaciência e desistir, consequentemente, de fazer algo antes de começar;
- Insegurança ou preferência ao isolamento quando convidado para algo;
- Pensamentos negativos constantes que causam medo.
Para Mateus, a fé contribui para dedicarmos os nossos pensamentos ao momento presente.
“A ansiedade é… uma oportunidade para criar uma nova relação com seu pensar e sentir e conquistar autodomínio. Só assim conseguiremos entregar nosso coração a Deus de forma completa. Quando nos dedicamos ao autodomínio e a prática da Presença de Deus, o Espírito Santo nos transforma… Porque quando você aprende a fazer silêncio interior e dominar sua atenção, dominar sua imaginação (…) você se encontra com o Espírito Santo em todos os acontecimentos reais, aqui e agora, nem no passado, nem no futuro, nem dentro da sua cabeça(…)”, afirmou.
Para lidarmos com a ansiedade, o professor falou também necessário ter atenção, pois muitas vezes corremos o risco de fazer com que os pensamentos negativos se tornem hábitos e ganhem espaço em nossas mentes de forma desnecessária.
“Para suprir uma impressão constante de insegurança, queremos controlar tudo. Isso irrita o sistema nervoso central e a pessoa perde saúde mental. É preciso concentrar em fazer nosso possível, e entregar o impossível a Deus e descansar Nele. Afinal, nossa confiança está no nome do Senhor que fez o céu e a Terra”, disse Mateus.
Nesse sentido, podemos dizer que a espiritualidade é de extrema importância, porque diz respeito a uma das áreas essenciais da nossa vida. Mas não deixar de procurar auxílio de um profissional capacitado para dar o diagnóstico e orientar para o tratamento mais adequado.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.