Não é a crueldade de uma situação que você vive ou que você presencia que te torna uma pessoa ruim, é a atitude que você toma depois de uma situação que pode te transformar em uma má pessoa.
“Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse-lhes: Ouvi-me, vós todos, e compreendei. Não há nada fora do homem que, entrando nele, possa manchá-lo; mas o que mancha o homem é o que sai de dentro dele. Ouça quem for capaz!” (Mc 7, 13-16)Leia MaisPapa pede aos jovens da JMJ "para abrirem horizontes, para abrir o coração"7 frases para cultivar a tolerância em seu coração
Esse é um conselho que Jesus dá ao povo, quando vê que as pessoas estavam vivendo a tradição dos homens e não os mandamentos de Deus.
Seguindo esse ensinamento, é necessário que cada um faça um exame de consciência, de como levamos a vida, o que tornamos prioridade em nossa rotina do dia a dia e principalmente como nós reagimos ao que acontece diferente daquilo que planejamos.
Quando nascemos, nosso coração é puro. As crianças não enxergam preconceito, indiferença e coisas ruins. Gonzaguinha já cantava: “Eu fico com a pureza da resposta das crianças. É a vida, é bonita e é bonita.”
Com o passar do tempo, conforme vamos vivendo, nós vamos criando senso crítico, entendendo nossos sentimentos, mas muitas vezes não aprendemos a lidar com eles.
Nosso coração é considerado o centro do nosso corpo, pois além de ser um órgão que bombeia o sangue para o corpo todo, ele é retratado na Bíblia como o centro de nossas emoções. Tudo o que dizemos ou que sentimos vem de nossos corações.
“O que sai do homem é que mancha o homem. Porque é de dentro, do coração do homem, que saem os maus pensamentos, prostituições, furtos, homicídios, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, luxúria, inveja, calúnia, orgulho, insensatez. Todos esses males vêm do interior do homem e o contaminam”. (Mc 7, 20-23)
Tudo o que vivemos guardamos na memória e todas essas memórias são associadas a sentimentos; sejam eles bons ou ruins.
A vida é bonita sim, mas muitas vezes pode ser cruel; não porque Deus quer nos ver sofrer, mas sim, porque pessoas não souberam lidar com suas emoções.
A verdade é que viver é um desafio diário e quanto mais tentamos ser boas pessoas, seguir o exemplo de Jesus, mais leve ela pode ser.
Cada um conhece suas dores, suas mágoas e seus erros, mas uma forma de cuidar da pureza de nosso coração é estar em constante conversa com Deus. Oração diária, confissões e rezar o terço são ações que nos ajudam a cuidar de nossa mente e de nosso coração.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.