Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Espiritualidade

E se você começasse a semana com um propósito diferente?

Reflexão sobre como viver a fé nas pequenas escolhas do cotidiano

Escrito por Giovana Marques

17 JAN 2026 - 08H20 (Atualizada em 17 JAN 2026 - 10H49)

Gerado por IA

Em meio a tantas demandas e distrações, há pessoas que cultivam práticas espirituais na rotina que ajudam a fazer escolhas mais conscientes.

Rezar o terço no trajeto para o trabalho, fazer uma breve oração antes das refeições, uma jaculatória antes de uma reunião exigente, meditar o Evangelho do dia ou visitar Jesus no sacrário são gestos simples, mas significativos.

Essas pequenas práticas, que duram poucos minutos, às vezes apenas segundos, podem se tornar canais de luz e paz para as decisões que precisamos tomar todos os dias.

Viver assim é como passar o dia na presença de um Amigo e, vez ou outra, perguntar: “O que o Senhor faria nesta situação? Qual é a melhor decisão?”. É nessa amizade que encontramos luz, resposta e força para seguir.

::. Papa diz que Cristo nos torna amigos de Deus

No trabalho, por exemplo, somos constantemente chamados a decidir como agir, como falar, o que priorizar, como administrar o tempo ou lidar com imprevistos. O mesmo acontece na vida pessoal e familiar, que frequentemente nos pede atitudes, respostas e renúncias.

New Africa/Adobe Stock New Africa/Adobe Stock

Buscar a presença de Deus é reconhecer que não precisamos (nem conseguimos) resolver tudo sozinhos. É um caminho concreto para viver a fé nas pequenas escolhas do dia a dia.

O Papa Francisco recordava que, muitas vezes, buscamos a Deus conforme nossas próprias expectativas, sem perceber que Ele se revela de maneiras inesperadas. “Ele está na vida dos que sofrem, na busca sincera pela verdade, no silêncio da oração e no serviço aos irmãos”, afirmava o Pontífice.

Mais do que querer acertar sempre ou controlar as situações, a fé pede confiança, entrega e desprendimento.

No fim das contas, viver assim não significa ter todas as respostas, mas confiar em Quem caminha conosco. É preciso lembrar que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, mas não controlamos todas as realidades, e nem sempre acertaremos.

Por isso, nesta semana, cultive a fé nas pequenas práticas de oração e confie seus planos a Deus. Sua presença não elimina as dificuldades, mas ilumina o caminho e nos sustenta a cada passo.

Ele é a nossa esperança, a nossa força. Como dizia São Josemaria Escrivá: "toda a nossa fortaleza é emprestada (dEle)".

add_box 7 versículos bíblicos para planejar o ano sem ansiedade

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...