O Santo Padre deu seguimento à nova série de catequeses sobre o Concílio Vaticano II e afirmou que Jesus Cristo mudou para sempre a forma como o ser humano se relaciona com Deus. A declaração foi feita nesta quarta-feira (14), durante a Audiência Geral na Sala Paulo VI, no Vaticano.
O primeiro texto aprofundado foi a Constituição Dogmática Dei Verbum, que trata da Revelação Divina. Para o Papa, esse é um dos documentos centrais da Igreja contemporânea.
Para introduzir o tema, Leão XIV citou as palavras de Jesus no Evangelho de João:
"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi do meu Pai" (Jo 15,15).
Segundo o Pontífice, "este é um ponto fundamental da fé cristã, que a Dei Verbum nos recorda: Jesus Cristo transforma radicalmente a relação do homem com Deus; a partir de agora, será uma relação de amizade. Por isso, a única condição da nova aliança é o amor".
A Dei Verbum, explicou o Papa, recorda que por meio de Cristo, Deus se aproxima do homem para estabelecer uma aliança marcada pelo amor e pela confiança.
Leão XIV também recordou Santo Agostinho, ao comentar o Evangelho de João. O Papa citou o antigo lema: “Amicitia aut pares invenit, aut facit”, que significa: “a amizade surge entre iguais ou torna-nos iguais” e acrescentou que, mesmo não sendo iguais a Deus, o próprio Senhor nos torna semelhantes a Ele por meio de seu Filho.
Esse movimento revela a lógica da Aliança:
"Deus é Deus e nós somos criaturas; mas, com a vinda do Filho em carne humana, a Aliança abre-se ao seu objetivo final: em Jesus, Deus faz-nos filhos e chama-nos a tornarmo-nos semelhantes a Ele na nossa frágil humanidade", explicou.
add_box Você conhece as constituições conciliares da Igreja?
A Constituição Dei Verbum retoma essa visão quando afirma:
"Em virtude desta revelação, Deus invisível, na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão com Ele".
Para Leão XIV, isso muda a forma como o cristão entende a Palavra de Deus. Não se trata de um discurso distante, mas de uma verdadeira conversa, pois há uma diferença entre palavras superficiais e uma palavra que cria comunhão.
"A palavra possui uma dimensão reveladora que cria uma relação com o outro. Assim, ao falar conosco, Deus revela-se como um Aliado que nos convida à amizade com Ele".
Diante dessa realidade, o Papa destacou a importância da escuta:
"Nesta perspectiva, a primeira atitude a cultivar é a escuta, para que a Palavra divina possa penetrar nas nossas mentes e corações; ao mesmo tempo, somos chamados a falar com Deus, não para Lhe comunicar o que Ele já sabe, mas para nos revelarmos a nós mesmos".
add_box Como crescer na leitura da Palavra de Deus?
O Papa lembrou que essa amizade com Deus se vive, de forma especial, na oração litúrgica e comunitária. Nela, é a própria Igreja que escuta o Senhor. A oração pessoal também é essencial, pois acontece no silêncio do coração.
Leão XIV concluiu com um apelo direto à vida cotidiana dos fiéis. "Só quando falamos com Deus podemos também falar de Deus".
Para o Pontífice, uma semana sem oração, meditação e reflexão enfraquece a fé. Já uma vida ancorada no diálogo com Deus fortalece a amizade que Cristo veio nos oferecer.
add_box Como cultivar boas amizades a partir da fé?
Fonte: Vatican News
Novena da Saúde na companhia de Maria, Saúde dos Enfermos
Nossa Senhora é conhecida também pelo título de "Saúde dos Enfermos". Contemos com a sua intercessão para pedir a saúde do corpo e da alma por meio da Novena.
Às margens do Jordão, cristãos recordam o batismo de Jesus
Fiéis de diversas cidades celebraram o Batismo do Senhor em Qasr al-Yahud, local tradicional do batismo de Jesus, renovando a fé às margens do Rio Jordão.
Saiba como realizar uma reunião de pastoral em 5 passos
Reuniões bem conduzidas fortalecem a missão pastoral. Veja 5 passos essenciais para organizar encontros produtivos, participativos e alinhados aos objetivos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.