Por Cankin Ma Lam Em Espiritualidade Atualizada em 20 FEV 2020 - 15H22

Francisco Marto e Santa Jacinta Marto: O que aprendemos com os pastorinhos após um centenário da sua morte?


Reprodução
Reprodução


A história dos pastorinhos de Fátima não deixa de nos surpreender.
"Por desígnio divino, veio do Céu a esta terra, à procura dos pequeninos privilegiados do Pai, ‘uma Mulher revestida com o Sol’ (Ap 12,1). Fala-lhes com voz e coração de mãe: convida-os a oferecerem-se como vítimas de reparação, oferecendo-Se Ela para os conduzir, seguros, até Deus"*.

No caso de "Francisco, o que mais o impressionava e absorvia era Deus naquela luz imensa que penetrara no íntimo dos três. Só a ele, porém, Deus Se dera a conhecer ‘tão triste’, como ele dizia. Certa noite, seu pai ouviu-o soluçar e perguntou-lhe porque chorava; o filho respondeu: ‘Pensava em Jesus que está tão triste por causa dos pecados que se cometem contra Ele’"*.

Por sua vez, Jacinta comenta sobre um diálogo com Nossa Senhora: "perguntou-me se queria ainda converter mais pecadores. Disse-lhe que sim"*. Tal aceitação acarretou mais sofrimentos da doença que suportou junto a seu irmão.

Leia MaisEspecial Fátima: A fé das crianças de Fátima Nossa Senhora de Fátima nos lembra da necessidade da penitência e da reparação, diante da força destruidora do pecado. Após um centenário da morte dos irmãos pastorinhos, aprendamos deles a sermos colaboradores na obra salvífica de Deus.

Francisco e Jacinta nos ensinam que podemos começar pelas pequenas coisas que encontramos ao nosso redor. Aliás, apontam para as motivações certas que permitem ser capazes de acolher com docilidade e amor a penitência. O centro não está no que eles fazem, o centro está no coração de Jesus que fica triste perante os pecados cometidos contra Ele, e na disponibilidade para colaborar com Nossa Senhora quando Ela pedir nossa colaboração.

Assim, Francisco e Jacinta Marto nos lembram da importância de um relacionamento próximo a Jesus e Maria. Dali tudo o mais toma forma, colaborando com o desejo – dos Corações de Jesus e Maria – de que os pecadores se salvem.

* S.S. João Paulo II, homilia na beatificação de Francisco e Jacinta, 13 de maio de 2000.

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.