Espiritualidade

Igreja celebra hoje o dia de Santo Aarão

Sumo Sacerdote do Antigo Testamento sempre esteve ao lado do seu irmão Moisés

Escrito por Redação A12

01 JUL 2022 - 11H04 (Atualizada em 01 JUL 2022 - 11H42)

Reprodução Facebook

No dia 1º de julho celebramos o principal colaborador na recondução do povo eleito à Terra Prometida, uma vez libertado da escravidão do Egito. A única fonte sobre a biografia de Santo Aarão está na Bíblia: na Carta aos Hebreus, no quinto capítulo, temos a reflexão sobre o significado e extensão do sacerdócio de Cristo: 

“Porquanto, todo sumo sacerdote, tirado do meio dos homens, é constituído em favor dos homens em suas relações com Deus. A sua função é oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. É capaz de ter compreensão pelos que ignoram e erram, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. Pelo que deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo como pelos seus próprios. Ninguém, pois, se atribua esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão (Hb 5,1-4). 

O livro do Eclesiástico enaltece a figura de Aarão, mostrando suas características mais importantes para o entendimento da aliança que Deus empreendeu com seu povo. E o sacerdócio de Aarão (e dos seus sucessores, até o contemporâneo Simeão) é dos mais qualificados.

Tinha 83 anos quando se apresentou diante do faraó, junto com o irmão Moisés, e foi o autor dos milagres das três primeiras pragas. Durante a caminhada no deserto, compartilhou com Moisés as dificuldades e responsabilidades. Conduziu o povo durante todo o tempo em que o irmão permaneceu no Sinai, mas teve a fraqueza de ceder ao desejo do povo de construir uma imagem de Deus (um bezerro de ouro, segundo a simbologia semítica). Foi duramente reprovado, mas poupado da terrível cólera divina graças à intercessão de Moisés.

Após ser consagrado como Sacerdote, o próprio Deus tomou a defesa da verdade de Suas ações contra a desconfiança de alguns opositores em relação ao milagre da vara. Mas quando Aarão, como Moisés, duvidou da possibilidade de uma intervenção divina para fazer brotar água da rocha, Deus o puniu da mesma forma que ao irmão: nenhum dos dois poria os pés na terra de Canaã.

Morreu nas proximidades de Cades, aos pés do monte Hor, na região da Jordânia, quando Deus mandou que as vestes e paramentos de Aarão fossem tiradas e dadas ao seu filho Eleazar. Durante 30 dias, o povo guardou luto por ele, considerando-o grande e semelhante a Moisés. (Nm 20, 26) 

Que, a exemplo desse santo Servo de Deus, possamos também abraçar a árdua e feliz missão de sermos seus porta-vozes, nesse mundo que anseia pelos átrios do Senhor. Como ele, não sucumbamos diante das tentações e investidas do mal.

Jornada Bíblica no Santuário

E a respeito da história de Moisés, do Povo de Deus e de seu caminho rumo à liberdade, para conquistar a Terra Prometida, você pode conferir que esta e outras passagens estão na Fachada Norte do Santuário Nacional.

Na página especial, você tem a oportunidade em conhecer mais sobre a Jornada Bíblica, onde a Casa Mãe Aparecida está se tornando em uma das maiores 'Bíblias a céu aberto' do mundo.

Oração a Santo Aarão

"Senhor, hoje de maneira especial,

eu Vos peço pelas vocações,

e em particular pelos sacerdotes.

Iluminai os Pastores

para que Vosso rebanho caminhe sob Vossa Luz.

Dai também aos leigos a Vossa Graça,

para que, junto com os Pastores,

possam ser colaboradores 

na implantação do Reino de Deus entre nós.

Amém.

Santo Aarão, rogai por nós.”


Conheça os detalhes da visitação da Fachada Norte do Santuário


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.