Espiritualidade

O Advento e as três vindas de Jesus

Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)

Escrito por Júlio Egrejas

30 NOV 2021 - 09H25 (Atualizada em 30 NOV 2021 - 09H43)

Shutterstock advento (Shutterstock)

Você já ouviu falar das três vindas de Nosso Senhor?

A primeira aconteceu na Plenitude dos Tempos. Como acontecimento grandioso, que divide a história do ser humano entre um antes e um depois, esta vinda foi preparada durante séculos. Tudo, desde a Criação, passando pela Primeira Aliança que Deus estabeleceu com o Povo de Israel, com todos os seus sacrifícios, figuras, símbolos e profetas, Deus fez convergir para o mistério da Vinda de Cristo, nascido de Santa Maria, para a nossa salvação.

Leia MaisPalavras do Papa para viver bem o AdventoEsta primeira vinda é a Encarnação do Verbo Eterno no seio de Maria e inaugura a Nova Aliança de amor de Deus com a humanidade. Deus mesmo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, fez-Se homem para revelar a verdade de Deus, dos homens e do mundo todo, e para reconciliar os homens com o Pai, na força do Espírito Santo.

A segunda vinda é a vinda final de Jesus, na glória completa da sua divindade, para julgar os vivos e os mortos. Trata-se do advento escatológico, ou seja, a vinda última de Cristo no fim dos tempos, cujo momento não nos é dado a conhecer, mas para o qual estamos chamados a nos preparar.

Nesta segunda vinda acontecerá o juízo final, o juízo do último dia e “então será revelado o procedimento de cada um e o segredo dos corações. Então, será condenada a incredulidade culpável, que não teve em conta a graça oferecida por Deus”. (Catecismo da Igreja Católica, nº 678)

A terceira vinda é a chegada de Nosso Senhor no nosso aqui e agora, indo ao nosso encontro diariamente, em cada momento da nossa vida, até a nossa morte. É nos sacramentos, nos quais Jesus Se faz presente, que esta vinda se realiza de modo concretíssimo, especialmente na Sagrada Eucaristia, onde a sua presença é real e o é de modo excelente.

Shutterstock
Shutterstock

É na oração diária, na meditação e na contemplação cristã que Cristo vem a nós, no profundo de nossas almas, para que possamos dizer, com São Paulo: “Não sou eu quem vivo, mas é Cristo quem vive em mim” (Gal 2,20). É na nossa vida comprometida de fé, esperança e caridade que Cristo vem a nós e, através de nós, vem também a todos aqueles com quem convivemos e nos encontramos. É na vida de apostolado, de anúncio e testemunho profético da nova vida batismal cristã, que Cristo vem até nós, para permanecer conosco até o final dos tempos, e fazer de nós Igreja que anuncia a verdade do Evangelho.

Leia MaisComo celebrar o Advento em família? Confira roteiro No período litúrgico do Advento, celebramos as vindas de Nosso Senhor, com louvor e ação de graças, mas, especialmente, nos preparamos para a celebração do tempo litúrgico do Natal, em comemoração da primeira vinda, preparação para a última, e vivência jubilosa da vinda atual de Cristo mediante a Igreja e pela força do Espírito Santo.

As três vindas fazem um só conjunto do único mistério salvífico de Cristo e são vividas de modo atual e verdadeiro quando estamos em graça, em abertura ao Espírito Santo, o qual abre o caminho de nossas vidas para que a vinda de Nosso Senhor seja frutífera para nós, para toda a Igreja, e para todo o mundo.

Escrito por
Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)
Júlio Egrejas

Júlio Egrejas nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1975, é membro do Sodalício de Vida Cristã desde 1993. Desde 2012 mora em Petrópolis, e participa do Movimento de Vida Cristã, onde realiza diversos serviços de evangelização e formação Cristã, com destaque para o Curso Católico de Oração e Espiritualidade. Atualmente está terminando a dissertação em vistas ao Mestrado em Direito Canônico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.