Você já ouviu falar das vindas de Nosso Senhor?
A primeira aconteceu na Plenitude dos Tempos. Como acontecimento grandioso, que divide a história do ser humano entre um antes e um depois, esta vinda foi preparada durante séculos. Tudo, desde a Criação, passando pela Primeira Aliança que Deus estabeleceu com o Povo de Israel, com todos os seus sacrifícios, figuras, símbolos e profetas, Deus fez convergir para o mistério da Vinda de Cristo, nascido de Santa Maria, para a nossa salvação.
Leia MaisPresépio do Santuário é inaugurado para celebrarmos a Luz da EsperançaEsta primeira vinda é a Encarnação do Verbo Eterno no seio de Maria e inaugura a Nova Aliança de amor de Deus com a humanidade. Deus mesmo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, fez-Se homem para revelar a verdade de Deus, dos homens e do mundo todo, e para reconciliar os homens com o Pai, na força do Espírito Santo.
A segunda vinda é a vinda final de Jesus, na glória completa da sua divindade, para julgar os vivos e os mortos. Trata-se do advento escatológico, ou seja, a vinda última de Cristo no fim dos tempos, cujo momento não nos é dado a conhecer, mas para o qual estamos chamados a nos preparar.
Nesta segunda vinda acontecerá o juízo final, o juízo do último dia e “então será revelado o procedimento de cada um e o segredo dos corações. Então, será condenada a incredulidade culpável, que não teve em conta a graça oferecida por Deus”. (Catecismo da Igreja Católica, n.º 678)
Neste vídeo do A12, o Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., explica sobre as duas primeiras vindas de Jesus, que celebramos no Advento
Ainda existe uma terceira vinda: a chegada de Nosso Senhor no nosso aqui e agora, indo ao nosso encontro diariamente, em cada momento da nossa vida, até a nossa morte. É nos Sacramentos, nos quais Jesus Se faz presente, que essa vinda se realiza de modo concretíssimo, especialmente na Sagrada Eucaristia, onde a sua presença é real, e o é de modo excelente.
É na oração diária, na meditação e na contemplação cristã que Cristo vem a nós, no profundo de nossas almas, para que possamos dizer, com São Paulo: “Não sou eu quem vivo, mas é Cristo quem vive em mim” (Gal 2,20).
É na nossa vida comprometida de fé, esperança e caridade que Cristo vem a nós e, através de nós, vem também a todos aqueles com quem convivemos e nos encontramos.

É na vida de apostolado, de anúncio e testemunho profético da nova vida batismal cristã, que Cristo vem até nós, para permanecer conosco até o final dos tempos, e fazer de nós Igreja que anuncia a verdade do Evangelho.
No período litúrgico do Advento, celebramos as vindas de Nosso Senhor, com louvor e ação de graças, mas, especialmente, nos preparamos para a celebração do tempo litúrgico do Natal, em comemoração da primeira vinda, preparação para a última, e vivência jubilosa da vinda atual de Cristo mediante a Igreja e pela força do Espírito Santo.
As vindas fazem um só conjunto do único mistério salvífico de Cristo e são vividas de modo atual e verdadeiro quando estamos em graça, em abertura ao Espírito Santo, o qual abre o caminho de nossas vidas para que a vinda de Nosso Senhor seja frutífera para nós, para toda a Igreja, e para todo o mundo.
.:: “O coração deve ser o melhor presépio para Jesus”, diz Dom Orlando Brandes
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.