Por Craig Kinneberg Em Espiritualidade Atualizada em 19 JUN 2020 - 17H02

O Amor como centro da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus


Thiago Leon
Thiago Leon


“Quando o amor funde e consubstancia dois seres em uma unidade sagrada e angélica, o segredo da vida é descoberto”, disse o grande autor do clássico Les Miserables, Victor Hugo. Nada é capaz de encher o coração do ser humano como o amor, pois nós viemos do Amor (da própria Trindade) e estamos indo em direção ao Amor (de volta para a comunhão com a Trindade).

Ao longo dos séculos, Deus parece encontrar diversas maneiras para mostrar a Seus filhos o quanto Ele nos ama, provando uma e outra vez aquilo que o Evangelista diz: “Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho único, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha vida eterna” (João 3,16).

Leia Mais Mês do Sagrado Coração de JesusSanta Margarida Maria Alacoque, a vidente do Coração de JesusA Espiritualidade da Misericórdia que brota do Coração de JesusEntre os anos 1673 e 1675, Jesus apareceu diversas vezes para uma freira francesa chamada Santa Margarida Maria de Alacoque, revelando para ela o imenso amor que Ele tem por todos os homens, mostrando para ela o Seu Sagrado Coração.

Durante a primeira dessas aparições, Jesus falou para Santa Margarida:

“Meu coração está tão apaixonado de amor pelos homens, e por ti em particular, que não podendo mais conter em Si as chamas de Sua ardente caridade é preciso que as espalhes por teu intermédio e lhes reveles, para que se enriqueçam com Seus preciosos tesouros”.

Shutterstock
Shutterstock

A própria imagem do Sagrado Coração de Jesus evidencia esse amor tão grande que Cristo tem por nós. As chamas que saem do coração manifestam o fogo de amor que queima por dentro do Coração de Jesus, e a cruz e os espinhos nos lembram da Paixão do Senhor e de Seu sacrifício por nós. O mesmo fato do Coração de Cristo estar exposto mostra que o amor que Ele tem por nós não permite que seja contido.

Cada sexta-feira após o 2º Domingo depois de Pentecostes, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esta solenidade é motivo para nos renovarmos neste amor tão grande que Jesus tem por nós.

Seu amor nos atrai e nos traz para dentro de Seu Coração, onde podemos encontrar descanso e refúgio para os nossos corações cansados e abatidos.

É uma festa em que ressoam as palavras de Cristo: “Vinde a Mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas” (Mateus 11,28-29).

 Descobrindo esse amor infinito que irradia do Sagrado Coração de Jesus, e deixando-se atrair por Ele para dentro desse amor, você descobrirá o segredo da vida, que é, nada mais e nada menos, que o próprio Amor.

:: Reze a Oração ao Sagrado Coração de Jesus (acessível em Libras)

Escrito por
Craig Kinneberg (arquivo pessoal)
Craig Kinneberg

Nasceu na cidade de Spokane, no estado do Washington, nos Estados Unidos, e se mudou a Phoenix, Arizona quando tinha 13 anos. Aos 20 anos de idade, ingressou no Sodalício de Vida Cristã e morou no Peru durante 3 anos para sua formação inicial. Em 2013, se mudou a São Paulo, Brasil, onde atualmente reside, ajudando na missão apostólica da Família Sodálite, especialmente no projeto catequético e fazendo trabalho pastoral com jovens. Completou os estudos filosóficos e teológicos em vistas ao sacerdócio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.