Vários de nós já tivemos amigos ou colegas da faculdade ou do trabalho que se denominam a si mesmos ateus ou agnósticos. Que significam exatamente estas realidades? Como ser missionários num mundo que chega ser hostil à fé?
Para tentar propor uma resposta, é importante reconhecer o que significam tais realidades. Perante um mundo ferido pela incredulidade, o Catecismo (no 2124) faz referência a 3 aspectos que marcam o ateísmo em nossos tempos. Pois, se bem "a palavra 'ateísmo' abrange fenômenos muito diversos", podem ser destacadas 3 chaves de leitura:

- Temos primeiro o "materialismo prático, que limita as suas necessidades e ambições ao espaço e ao tempo";
- Depois, o "humanismo ateu [que] julga falsamente que o homem 'é para si mesmo o seu próprio fim, o único artífice e demiurgo da sua própria história'";
- Um ateísmo que resulta da esperança numa aproximação "econômica e social, à qual 'a religião, por sua mesma natureza, se oporia, na medida em que, dando ao homem a esperança duma enganosa vida futura, o afasta da construção da cidade terrena'".
Leia Mais"Não acredito em Deus"A 4ª chave de leitura dos nossos tempos diz respeito à realidade do agnosticismo, o qual "pode, por vezes, encerrar uma certa busca de Deus. Mas pode, igualmente, representar um indiferentismo, uma fuga perante a questão última da existência e uma preguiça da consciência moral. Com muita frequência, o agnosticismo equivale a um ateísmo prático" (Catecismo, no 2128).

É importante ter a formação adequada para reconhecer o que está na origem da rejeição à fé. Só partindo daí é que podemos tentar estabelecer um diálogo evangelizador. Muitos dos que não reconhecem Deus e suas obras procedem assim por nunca lhes ter sido apresentada de forma genuína e expressiva o convite à fé, a revelação do Deus Vivo em Nosso Senhor Jesus Cristo!
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.