Para o cristão, a devoção mariana é elemento basilar, fundamental em sua fé. Recorrer à Mãe de Deus é ter a fé e a esperança de que, a partir de sua intercessão, Deus irá escutar os agradecimentos e súplicas. Mas Maria também ensina-nos elementos básicos para a vivência do nosso cotidiano.
Leia MaisO que Maria nos ensina sobre comprometimento e coragem Primeiramente, Maria ensina-nos a liberdade. Ao receber a visita do anjo em Nazaré (cf. Lc 1,26) e saber que Ela foi escolhida para ser a Mãe do Redentor, tem o espanto pela notícia, mas, ao mesmo tempo, dá a resposta ao mensageiro dentro da sua liberdade como criatura: “Eis a serva do Senhor” (Lc 1,38).
Não foi uma imposição da parte de Deus, que Maria fosse a Mãe de Jesus, mas foi a partir da escolha que Ela fez em responder 'sim' que o projeto de redenção da humanidade avançou. Deus não precisa de nós para nos salvar, mas buscou Se encarnar em nossa condição humana para nos mostrar o Seu amor, e a porta de entrada foi a livre escolha da Maria.

A liberdade de poder escolher o seu destino. Uma liberdade de poder falar aquilo que se pensa. Maria nos ensina que o dom da liberdade é o caminho para que possamos dar a nossa resposta ao projeto de Deus. Um projeto de um mundo melhor; sem guerras, discórdia, violência, ganância. Somos livres; a escolha pelo Reino de Deus cabe a nós.
Leia MaisPapa Francisco: Olhar para Nossa Senhora com mais fé e esperançaMaria também nos ensina a ter fé nos momentos mais difíceis da vida. A fé não é um ato mágico, que somente alguns conseguem ter, mas é algo mais profundo presente no ser humano.
Não haveriam explicações suficientes para “o que é a fé”, mas esta fé ensinada por Maria é de deixar-se conduzir pela vontade de Deus. É dar a resposta em sua liberdade e, na liberdade, aceitar ser conduzido(a) nos caminhos que Ele preparou.
Por fim, Maria é a mulher da esperança. Não uma esperança estática, que espera as coisas acontecerem, mas uma esperança que vai em ação, que faz acontecer. Maria é a grande mestra das virtudes. Liberdade, fé e esperança são fundamentais para a vivência em nosso cotidiano, que a cada dia se torna mais caótico e apático.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.