Você sabia que o título de Nossa Senhora do Rosário surgiu a partir de uma visão extraordinária concedida a São Domingos de Gusmão? Este sacerdote espanhol, que a Igreja faz memória em 8 de agosto, fundou a Ordem dos Dominicanos ou Pregadores e teve grande proximidade com a Mãe de Deus.
Isso ocorreu em 1208, quando Domingos decidiu ir à França para combater à heresia alginese que afirmava existir dois deuses: um bom e um mau. Além dessa heresia assolar a fé católica, causava também desordens sociais e pavor.
Foi nesse contexto que a Virgem Maria apareceu para ele e lhe apresentou a “arma” espiritual contra os males deste período turbulento: o Rosário. Mais especificamente, conta-se que Ela mostrou o terço com 50 contas conhecido como Saltério da Bem-aventurada Virgem Maria.
Segundo a tradição, esse episódio aconteceu depois que o sacerdote se retirou até um bosque para rezar e, em lágrimas, pediu a intercessão de Maria para mostrar-lhe um recurso que fosse eficaz para vencer as heresias.
“Querido Domingos, você sabe qual é a arma que a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo?”
São Domingos responde que ela sabia melhor que ele. Então Ela lhe disse:
“Quero que saiba que neste tipo de guerra a arma sempre foi o Saltério Angélico (palavras do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora na Anunciação), que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Portanto, se você quer converter estas almas endurecidas e ganhá-las para Deus, difunda o meu saltério.”
A partir disso, a oração do Rosário foi difundida na Igreja e com o tempo adaptada para o que conhecemos hoje. Percebemos, por meio dessa história e das aparições de Maria em Fátima, que o Terço é sempre destacado por Ela como caminho para alcançarmos a paz, converter os corações e vencer o mal.
Leia + O Milagre do Sol de Nossa Senhora de Fátima
Nascido em 1170, na vila de Caleruega, Espanha, foi de uma família católica. Se destacou desde a juventude por sua piedade, caridade e dedicação aos estudos. Um fato curioso sobre sua vida é que chegou a vender seus pergaminhos para alimentar os pobres e oferecer-se como resgate de um prisioneiro.
Aos 24 anos, foi ordenado sacerdote e, quando foi em missão contra a heresia dos cátaros no sul da França, amadureceu a ideia de fundar uma ordem religiosa voltada à pregação. Em 1216 fundou sua Ordem com carismas centrados na oração, no estudo e na pregação fundamentada nas Escrituras.
A Ordem expandiu-se rapidamente pela Europa, alcançando universidades e formando grandes santos como Tomás de Aquino e Catarina de Sena. São Domingos faleceu em 1221, aos 51 anos, sendo reconhecido como padroeiro e defensor perpétuo de Bolonha.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.