Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Espiritualidade

O que Nossa Senhora disse a São Domingos de Gusmão?

Escrito por Giovana Marques

07 AGO 2025 - 10H42 (Atualizada em 07 AGO 2025 - 16H27)

AI/Adobe Stock

Você sabia que o título de Nossa Senhora do Rosário surgiu a partir de uma visão extraordinária concedida a São Domingos de Gusmão? Este sacerdote espanhol, que a Igreja faz memória em 8 de agosto, fundou a Ordem dos Dominicanos ou Pregadores e teve grande proximidade com a Mãe de Deus.

Isso ocorreu em 1208, quando Domingos decidiu ir à França para combater à heresia alginese que afirmava existir dois deuses: um bom e um mau. Além dessa heresia assolar a fé católica, causava também desordens sociais e pavor.

Foi nesse contexto que a Virgem Maria apareceu para ele e lhe apresentou a “arma” espiritual contra os males deste período turbulento: o Rosário. Mais especificamente, conta-se que Ela mostrou o terço com 50 contas conhecido como Saltério da Bem-aventurada Virgem Maria.

Segundo a tradição, esse episódio aconteceu depois que o sacerdote se retirou até um bosque para rezar e, em lágrimas, pediu a intercessão de Maria para mostrar-lhe um recurso que fosse eficaz para vencer as heresias.

O que a Mãe de Deus disse à São Domingos de Gusmão?

Wikipedia Wikipedia


“Querido Domingos, você sabe qual é a arma que a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo?”

São Domingos responde que ela sabia melhor que ele. Então Ela lhe disse:

“Quero que saiba que neste tipo de guerra a arma sempre foi o Saltério Angélico (palavras do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora na Anunciação), que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Portanto, se você quer converter estas almas endurecidas e ganhá-las para Deus, difunda o meu saltério.”

A partir disso, a oração do Rosário foi difundida na Igreja e com o tempo adaptada para o que conhecemos hoje. Percebemos, por meio dessa história e das aparições de Maria em Fátima, que o Terço é sempre destacado por Ela como caminho para alcançarmos a paz, converter os corações e vencer o mal.

Leia + O Milagre do Sol de Nossa Senhora de Fátima

Mais sobre a vida de São Domingos

Nascido em 1170, na vila de Caleruega, Espanha, foi de uma família católica. Se destacou desde a juventude por sua piedade, caridade e dedicação aos estudos. Um fato curioso sobre sua vida é que chegou a vender seus pergaminhos para alimentar os pobres e oferecer-se como resgate de um prisioneiro.

Aos 24 anos, foi ordenado sacerdote e, quando foi em missão contra a heresia dos cátaros no sul da França, amadureceu a ideia de fundar uma ordem religiosa voltada à pregação. Em 1216 fundou sua Ordem com carismas centrados na oração, no estudo e na pregação fundamentada nas Escrituras.

A Ordem expandiu-se rapidamente pela Europa, alcançando universidades e formando grandes santos como Tomás de Aquino e Catarina de Sena. São Domingos faleceu em 1221, aos 51 anos, sendo reconhecido como padroeiro e defensor perpétuo de Bolonha.

add Sobre a devoção ao Santo Rosário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...