Em 13 de outubro de 1917, durante uma das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos — Jacinta, Francisco e Lúcia — aconteceu o “Milagre do Sol”. Na presença de milhares de pessoas, na cidade de Fátima, em Portugal, houve um tremor do sol. Quem esteve lá contou que ocorreu algo como se fosse uma “dança”. Leia MaisMais de 200 mil peregrinos celebram Nossa Senhora de Fátima em PortugalCelebre Nossa Senhora de Fátima em comunhão com os três pastorinhos!Curiosidades do monumento de Nossa Senhora de Fátima em Aparecida
De acordo com testemunhas, o Milagre ocorreu após uma chuva intensa, com nuvens escuras, que deram lugar para o sol — em forma de um “disco de prata”. A luz do sol ficou formada por diversas cores e envolveu a todos. O Milagre teve a duração de cerca de três minutos.
Acredita-se que o “Milagre do Sol” teve a função de despertar a fé na multidão, ao mesmo tempo que Nossa Senhora possuía uma mensagem própria para os pastorinhos.

Ir. Lúcia relatou em suas memórias que, junto aos outros dois pastorinhos, teve a seguinte visão:
“Vimos São José com o Menino Jesus e Nossa Senhora vestida de branco com um manto azul, ao lado do sol. São José e o Menino Jesus pareciam abençoar o mundo, pois traçavam o sinal da cruz com as mãos. Quando, pouco depois, esta aparição desapareceu, vi Nosso Senhor e Nossa Senhora; pareceu-me que era Nossa Senhora das Dores. Nosso Senhor apareceu para abençoar o mundo, da mesma maneira que São José tinha feito. Esta aparição também desapareceu, e vi Nossa Senhora mais uma vez, desta vez parecendo Nossa Senhora do Carmo”.
As duas visões distintas revelam como Deus conhece o que cada um de seus filhos necessita para o crescimento espiritual e de fé.

Todo dia 13 de outubro a Igreja também inicia a novena a São João Paulo II, papa que foi citado no terceiro segredo de Fátima.
O Milagre do Sol, em 13 de outubro de 1917, foi amplamente noticiado pela imprensa da época, incluindo o jornal português “O Século”. A cobertura jornalística ajudou a documentar e divulgar este acontecimento, contribuindo para a propagação da devoção mariana em todo o mundo.
O jornalismo e a documentação são fundamentais para promover a devoção mariana. Por meio de reportagens, artigos e registros históricos, os jornalistas e estudiosos capturam e divulgam histórias de fé, milagres e tradições, e esses relatos preservam a memória cultural e religiosa, além de inspirar novas gerações a manter viva a devoção.
A documentação detalhada de eventos marianos fortalece a identidade comunitária e a fé coletiva, criando um registro duradouro das manifestações de fé e devoção.
.:: Mais informações e estudos marianos você também encontra na Academia Marial.
Fonte: Aleteia
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.