“Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o sabor, com que se salgará? Não serve mais para nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelas pessoas.”
Mateus 5,13
Ele ainda é capaz de mudar o gosto de um alimento. Utilizando como tempo, na medida certa, ele dá sabor ao que estava desinteressante. Na medida errada, ele pode salgar tanto que impede qualquer pessoa de ingerir o alimento.
“Se nós partimos do significado histórico, o sal tem dois significados. O primeiro é o significado de aceitação do sacrifício por Deus, naqueles tempos antigos quando os animais eles eram sacrificadas, a carne dos animais precisava ser salgada e era assim que entendia que sacrifício seria aceito por Deus. (…)
Existe um segundo sinal negativo do sal, não permitir a vida, porque quando um determinado povo era derrotado e a sua cidade ou sua vila, sua aldeia, eram destruídas, os vencedores semeavam sal sobre onde existiam as construções para dizer que ali a vida não seria mais permitida. (…)”, explica o missionário redentorista Pe. Inácio Medeiros sobre outras formas de utilização do mineral nos tempos antigos.
A questão é: o sal, por onde passa, deixa a sua marca e transformação, e nos convida a “sermos geradores de vida, de nós sermos coerentes com a fé que nós professamos em Deus, para quê a nossa prática religiosa seja aceita por Deus”, como trata Pe. Inácio.

Ser sal da terra significa então ser a presença de Deus em meio à vida terrena. Salgar o caminho por onde passamos com o Evangelho, temperar com o amor de Deus quem nunca provou o seu sabor e ser esse fator fundamental que mesmo sem o ver, faz a diferença por onde passa.
Não deixemos ainda nosso sal perder o sabor, não nos distanciemos de Deus, pois sem Ele nada seremos, assim como o sal sem sabor já não tem mais valia.
“Sal da terra e luz do mundo é você. Você é a presença de Jesus, para transformar este mundo e melhorar este mundo com o Evangelho, com o Reino de Deus”. — Dom Orlando.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.