Leia MaisO Joio e o TrigoSanto Inácio de Antioquia: "Sou trigo de Deus"O trigo é um dos alimentos mais antigos da história. Presente na mesa de diversas famílias, o grão é conhecido por quase todo o mundo e possui múltiplas variedades.
Além de sua relevância culinária, o trigo possui também um grande significado espiritual, principalmente para os cristãos, sendo um dos símbolos mais conhecidos e representativos.
O grão faz referência ao pão da Santa Ceia, bem como o pão nosso de cada dia. O que nutre nossa espiritualidade, o corpo de Cristo, o pão da vida, é a hóstia, sendo a mesma feita do trigo.

Fruto da terra e do amor de Deus, o trigo está presente nas duas esferas da vida: ele nos alimenta à mesa e contribui em nossa alimentação espiritual. Seu processo também lembra o ciclo da vida, que passa por diferentes etapas até chegar ao produto final.
O grão precisa ser semeado em solo adubado e bem cuidado, passar por uma boa semeadura, que também precisa ter sua profundidade e velocidade controlada, analisada, e quando pronto para a colheita, os grãos vão para novos processos, de acordo com suas diferentes finalidades.
Na vida nós também precisamos de muito cuidado para termos uma boa colheita. É preciso estudo, compreender e se dedicar à fé, aprender o que realmente importa da vida: princípios, bons modos e por aí vai. Tendo a base completa, cada um segue seu rumo de acordo com seu objetivo final.

O trigo e a Eucaristia
Em reflexão sobre o assunto, Pe. Lucas Emanuel, Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, compartilha uma importante analogia entre o grão de trigo e o sentido da vida.
“Se o grão de trigo não morrer, ele não se torna pão. Ele precisa ser amassado, triturado, para se tornar a farinha que faz o pão. A mesma coisa é o sentido da vida do cristão: a gente também se faz na Eucaristia para os outros, porque alimentados deste pão do céu, a gente é chamado para ser essa força também para quem está próximo de nós. É como se a gente, ao comungar, se transformasse em 'outros Cristos', para poder continuar a missão do próprio Jesus. Então o significado espiritual do Trigo está nessa questão da doação, como Jesus, é ser para o outro”, explica o padre.
Assim como o trigo precisa ser triturado para se tornar pão, nós precisamos da Eucaristia para sermos construtores das obras de Deus. Sejamos, então, como o grão de trigo, a serviço do outro, em plena doação, para nutrir de Deus quem está ao nosso redor.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.