O Terço é uma das mais poderosas orações da Igreja. Simples e profundo, ele nos conduz à meditação sobre os mistérios da vida de Cristo e nos coloca sob o olhar materno de Maria.
Mas como tornar essa oração ainda mais frutuosa? Os Papas nos dão valiosos conselhos para rezá-lo bem.
Desde os primeiros séculos, a Igreja reconhece a importância da oração repetitiva para conduzir o coração ao encontro com Deus. O Terço, ao nos fazer repetir as Ave-Marias, nos ajuda a mergulhar no mistério da fé. São João Paulo II, Bento XVI, Francisco e Leão XIV ressaltam que essa prática não é apenas uma recitação mecânica, mas um caminho para a intimidade com Deus.
São João Paulo II foi um grande promotor do Terço, chegando a instituir os Mistérios Luminosos com a carta apostólica Rosarium Virginis Mariae. Ele nos ensinou que o Terço é um momento de contemplação:
“Sem contemplação, o Rosário é um corpo sem alma.”
O convite do santo Papa é para que cada Ave-Maria seja acompanhada por uma reflexão sobre a vida de Cristo, tornando a oração mais significativa e enriquecedora.
add_to_photos Conselhos de São João Paulo II para rezar melhor o Terço
Para Bento XVI, o Terço é uma forma de entrar no coração de Deus através de Maria. Ele nos ensinou que, ao rezá-lo, não estamos apenas recitando palavras, mas vivendo uma experiência de diálogo e confiança no Senhor.
“O Rosário é uma escola de oração.”
Esse ensinamento nos convida a não termos pressa ao rezar, mas a permitir que cada palavra ressoe em nossa alma.
Muitas vezes achamos que orações longas e elaboradas são mais eficazes, mas o Papa Francisco nos lembrava que Deus valoriza o coração sincero. Segundo ele, rezar o Terço pode parecer simples, mas tem uma força imensa:
“Parece pouco, mas aos olhos de Deus é muito.”
O Papa também recomendava o Terço como arma espiritual para enfrentar os desafios da vida e combater o mal.
Para Leão XIV, que iniciou recentemente o seu pontificado, o terço é um instrumento de paz. No mês de outubro de 2025 o pontífice convidou todos os fieis a rezarem o terço pessoalmente, em família e em comunidade pela intenção da paz.
“Queridos irmãos e irmãs, neste nosso tempo, entre os escombros do ódio que mata, sejamos portadores do amor de Jesus que ilumina e reergue a humanidade.”
Com isso aprendemos a contar com o auxílio da Virgem Maria diante das guerras e injustiças que acontecem no mundo, seja perto ou distante de nós. Peçamos à Rainha da Paz a graça de encontrarmos Deus em nossos dias.
Diante dessas orientações, como podemos incluir o Terço na rotina? Algumas sugestões:
arrow_forward Leia também:
Papa diz que rezar o Terço parece pouco, mas é muito aos olhos de Deus.
Papa pede a reza do Terço para combater o espírito maligno.
Conselhos de São João Paulo II para rezar melhor o terço.
Papa convida à oração pelas crianças com doenças incuráveis
Em mais um “Reze com o Papa”, os fiéis rezarão com a intenção pelos pequenos que sofrem adoentados por doenças que não têm cura.
Oração para tempos de frieza na Fé
Quando a fé esfria, precisamos recorrer mais constantemente à oração no nosso cotidiano. Quando rezamos, reacendemos a chama do coração pelo Espírito Santo.
O ano dos quatro papas
O ano de 1276 foi aquele em que a Igreja foi governada por quatro papas, existindo alguns historiadores que chegam a afirmar, sem comprovação, a existência de um quinto papa nesse mesmo ano. Entenda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.