Espiritualidade

Orientações para viver bem a espiritualidade do Natal em casa

joao-baptista (Arquivo Pessoal)

Escrito por Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB

21 DEZ 2020 - 14H45 (Atualizada em 21 DEZ 2020 - 15H53)

Shutterstock

O ano 2020 é realmente bem diferente, um período desafiador. A pandemia nos obriga a agir com mais cuidado, mais cautela em tudo. Nossas festas de fim de ano, embora mais discretas, não devem ser vazias de vida e celebração. É necessário seguir todos os protocolos sanitários afim de não sermos vítimas de nenhum transtorno e do próprio coronavirus.

Desta maneira, este ano, devemos intensificar ainda mais os rituais íntimos no seio de nossas casas, mesmo que com o auxílio da tecnologia, tendo a participação de amigos e outros familiares via vídeo conferências. No dia de Natal a festa, apesar da distância física de alguns, as mensagens e os “abraços” espirituais devem ser ainda mais afetuosos.

Para termos uma bela festa natalina, seguem algumas orientações para 24 de dezembro, um dia tão especial:

Manhã

Hoje a noite será de festa. Um Menino nos será dado. Rezemos agradecendo a Deus por este dia ter chegado. Com a Bíblia em mãos, recite e medite o Salmo 95“Cantai ao Senhor um cântico novo!”. Ao terminar o salmo, faça alguns segundos de silêncio, sentado(a) com a coluna ereta e com os olhos fechados. Termine com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

Se você tiver que ir à cozinha para preparar a ceia, fique atento(a) aos ingredientes. Veja se não falta nada. Cozinhar é como uma oração. Não pode faltar o ingrediente principal, o amor. Assim tudo ficará mais gostoso.

Apesar de você ter um pouco de trabalho nesta preparação, mantenha a calma. Não corra, evite estresse, deixe o ambiente leve. Pare um pouco e descanse. Aproveite também para rezar. Com toda certeza sua casa já está enfeitada com os símbolos natalinos como a Árvore e o Presépio. Reze diante deles.

Tarde

Ao arrumar os espaços da casa para bem receber os convidados, lembre-se que se entre eles houverem crianças, busque preparar um espaço também para elas. Os pais gostam disso e você terá menos preocupação. Aproveite para arrumar a mesa onde todos estarão para a ceia. Use uma bela toalha e adornos natalinos. No centro coloque uma vela representando a luz de Cristo.

Se você precisar de ajude, delegue algumas funções. Fale com os filhos, caso os tenha, ou com outras pessoas que moram com você. Se terá alguém que fará a comida ou se você a encomendou fora, fique atento(a) a horários e se tudo está correndo bem, para evitar decepções. Auxilie em alguma coisa, caso perceba a necessidade. Não brigue. Tudo isso só atrapalha.

Noite

Antes de os convidados chegarem, acenda as luzes e velas. Peça a ajuda a alguém para minutos antes da hora da ceia colocar as travessas nos locais reservados a elas. Acenda as velas da mesa e convide a todos para se posicionarem em seus lugares. Lembre-se de antes de os convidados se servirem fazer uma oração de agradecimento pela refeição, recordando sempre da Sagrada Família em Belém.

À meia noite reúna todos os convidados diante do Presépio para depositar na manjedoura a imagem do Menino Jesus. Busque cantar uma canção tradicional, ao menos um trecho, como "Noite Feliz”. Tendo a imagem do Menino Jesus no presépio e após a canção, reze a seguinte oração:

Senhor, diante de teu presépio venho pedir por minha família. Abençoa as pessoas que amo onde quer que estejam. Que dentro de nosso lar habite a confiança de tua mãe, Maria, o zelo de teu pai, José, e a inocência de teu rosto de criança. Afugenta de nossa casa as dores, lágrimas e angústias causadas por tantos Herodes que lutam por matar nossos sonhos de paz. Concede-nos a saúde do corpo e da alma, para que possamos cantar teus louvores a cada dia deste novo ano. Que nossas portas estejam sempre abertas para ti, nas visitas que nos fazes em tantos rostos sofridos. Dá-nos a alegria de tua presença em nosso lar: o maior de todos os presentes possíveis. Abençoa minha família neste Natal, Senhor. Amém.

Por fim, deseje a todos um Feliz e Santo Natal.

Se tiver presentes a serem trocados ou a brincadeira do amigo secreto, faça-o antes da ceia.


Escrito por
joao-baptista (Arquivo Pessoal)
Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB

Monge do Mosteiro de São Bento (SP) e escreve sobre Espiritualidade e Vida Monástica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...