Neste dia 05 de setembro é comemorado o Dia do Irmão. Por isso, recordemos a história dos irmãos gêmeos Esaú e Jacó.
Narram as Sagradas Escrituras que Rebeca, esposa de Isaque, era considerada estéril. No entanto, Isaque rezou insistentemente para que Deus concedesse a graça da concepção à sua mulher. Leia MaisSantidade em família: a história de santos irmãos
“Esta é a história de Isaac, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac, o qual tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu, de Padã-Aram, e irmã de Labão. Isaac rogou a Javé por sua mulher, que era estéril. Javé o ouviu, e Rebeca, sua esposa, concebeu”. (Gênesis 25,21)
Rebeca deu à luz a dois meninos gêmeos. O primeiro, de acordo com o livro do Gênesis, nasceu ruivo e coberto por pelos, por esse motivo recebeu o nome de Esaú, que quer dizer “coberto de pelos”. Jacó nasceu logo em seguida, segurando o calcanhar de seu irmão, e assim, recebeu esse nome que significa “o que segura pelo calcanhar”.
“Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um hábil caçador, um homem do campo; Jacó, ao contrário, era homem pacífico, que morava na tenda. Isaac gostava mais de Esaú, porque apreciava a caça; mas Rebeca preferia Jacó”. (Gênesis 25,27)
Certa vez, Esaú, teria ficado muito chateado com seu irmão Jacó, pois havia chegado o tempo no qual Isaque deveria abençoar o filho mais velho. Esaú esperava receber essa benção, no entanto, Jacó foi escolhido por Deus para recebê-la. Por isso, Isaque deu a bênção ao seu filho Jacó. Quando soube disso, Esaú teria ficado enfurecido e queria matar Jacó.
Padre Wally Soares, da Diocese de Mogi das Cruzes, explicou ao A12 que essa escolha de Deus está atrelada à liberdade divina:
"Liberdade de olhar para Jacó, se agradar com ele e fazer a escolha por ele", afirmou.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.