Neste dia 05 de setembro é comemorado o Dia do Irmão. Por isso, recordemos a história dos irmãos gêmeos Esaú e Jacó.
Narram as Sagradas Escrituras que Rebeca, esposa de Isaque, era considerada estéril. No entanto, Isaque rezou insistentemente para que Deus concedesse a graça da concepção à sua mulher. Leia MaisSantidade em família: a história de santos irmãos
“Esta é a história de Isaac, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac, o qual tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu, de Padã-Aram, e irmã de Labão. Isaac rogou a Javé por sua mulher, que era estéril. Javé o ouviu, e Rebeca, sua esposa, concebeu”. (Gênesis 25,21)
Rebeca deu à luz a dois meninos gêmeos. O primeiro, de acordo com o livro do Gênesis, nasceu ruivo e coberto por pelos, por esse motivo recebeu o nome de Esaú, que quer dizer “coberto de pelos”. Jacó nasceu logo em seguida, segurando o calcanhar de seu irmão, e assim, recebeu esse nome que significa “o que segura pelo calcanhar”.
“Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um hábil caçador, um homem do campo; Jacó, ao contrário, era homem pacífico, que morava na tenda. Isaac gostava mais de Esaú, porque apreciava a caça; mas Rebeca preferia Jacó”. (Gênesis 25,27)
Certa vez, Esaú, teria ficado muito chateado com seu irmão Jacó, pois havia chegado o tempo no qual Isaque deveria abençoar o filho mais velho. Esaú esperava receber essa benção, no entanto, Jacó foi escolhido por Deus para recebê-la. Por isso, Isaque deu a bênção ao seu filho Jacó. Quando soube disso, Esaú teria ficado enfurecido e queria matar Jacó.
Padre Wally Soares, da Diocese de Mogi das Cruzes, explicou ao A12 que essa escolha de Deus está atrelada à liberdade divina:
"Liberdade de olhar para Jacó, se agradar com ele e fazer a escolha por ele", afirmou.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.