Espiritualidade

Os títulos de Jesus: a pedra angular

Cristo é a pedra fundamental que sustenta o Reino de Deus

Escrito por Alberto Andrade

18 AGO 2022 - 15H55 (Atualizada em 19 AGO 2022 - 08H12)

Reprodução - Life of Christ in Bible

"Ficai sabendo, vós todos e todo o povo de Israel: é no nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos, é por ele que este homem se apresenta diante de vós em perfeita saúde. Este Jesus é a pedra que vós, os construtores, rejeitastes e que se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, pois não existe sob o céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,10-12)

Entre os vários títulos dados para Jesus, Nosso Senhor também é conhecido como "a Pedra Angular", que possui origem no Salmo 118 e foi publicado sete vezes no Novo Testamento, profetizando que Jesus é verdadeiramente o caminho, sendo rejeitado pelos homens e escolhido por Deus. Assim, essa profecia auxiliou os primeiros discípulos na reafirmação que Jesus ressuscitou.

A pedra angular

Ao construir uma casa, limpamos o terreno, o alicerce é preparado para depois iniciar a levantar as paredes. Entre as paredes, colocamos pilastras de concreto, pois as estruturas têm força e sustentam a casa.

Leia MaisTítulos de Jesus: Filho do HomemOs títulos de Jesus: O Príncipe da PazGeralmente, o formato de cada pilastra é angular, pois estão em um ângulo próprio para sustentar as paredes e o telhado, para que a casa permaneça firme. Atualmente, pilastras são usadas como base para construções de edifícios.

Na época do Antigo Testamento, as obras eram realizadas com pedras, e a rocha mais sólida era essa “pedra angular”, selecionada com todo o cuidado na pedreira, trabalhada nas dimensões exatas para receber o maior peso do prédio, justamente para dar mais sustentação e segurança.

Trazendo este exemplo para nossa fé católica, Jesus é assim! Nossa “pedra de sustentação”, nos mantendo sempre em pé, mesmo em meio a adversidades que tentam nos derrubar, Aquele que ouve nossos pedidos e clamores e nos concede a vida eterna.

World History Encyclopedia
World History Encyclopedia


São Paulo fala a respeito de Jesus como sustentação da nossa fé

"Assim, pois, vós já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, e tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus. Nele, toda construção cresce bem ordenada para ser templo santo no Senhor; Nele, vós também sois integrados na construção, para vos tornardes morada de Deus no Espírito."  (Ef 2, 19-22)

Assim como São Paulo nos orienta, no Novo Testamento, Cristo é chamado como a pedra principal, pois dá vigor e firmeza para toda a Igreja. Imagine, tirar Cristo da Igreja? Ela não se sustentará!

Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R. nos orienta que nunca devemos rejeitar esta pedra angular, que é Jesus no meio de nós


Assim como o missionário redentorista nos ensina, Deus Pai escolheu esta pedra que foi tão rejeitada e em Sua base edificou sua Igreja, morada santa e eterna. João Batista tinha afirmado aos fariseus e saduceus da sua época, que “até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Mt 3,9).

De acordo com o Catecismo, a Igreja é muitas vezes chamada construção de Deus

“O próprio Senhor se comparou à pedra que os construtores rejeitaram e que se tornou pedra angular. Sobre esse fundamento é a Igreja construída pelos Apóstolos , e dele recebe firmeza e coesão. Esta construção recebe vários nomes: ‘casa de Deus’ , na qual habita a sua família; ‘habitação de Deus no Espírito’ , ‘tabernáculo de Deus’ com os homens e, sobretudo, ‘templo santo’, o qual, representado pelos santuários de pedra e louvado pelos santos Padres, é com razão comparado, na Liturgia, à cidade santa, a nova Jerusalém. Nela, com efeito, somos edificados cá na terra como pedras vivas”, diz o parágrafo 756.


E neste vídeo, Padre Ferdinando fala que a vida de Jesus é sempre um ensino para nossa fé


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.