"Ficai sabendo, vós todos e todo o povo de Israel: é no nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos, é por ele que este homem se apresenta diante de vós em perfeita saúde. Este Jesus é a pedra que vós, os construtores, rejeitastes e que se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, pois não existe sob o céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,10-12)
Entre os vários títulos dados para Jesus, Nosso Senhor também é conhecido como "a Pedra Angular", que possui origem no Salmo 118 e foi publicado sete vezes no Novo Testamento, profetizando que Jesus é verdadeiramente o caminho, sendo rejeitado pelos homens e escolhido por Deus. Assim, essa profecia auxiliou os primeiros discípulos na reafirmação que Jesus ressuscitou.
Ao construir uma casa, limpamos o terreno, o alicerce é preparado para depois iniciar a levantar as paredes. Entre as paredes, colocamos pilastras de concreto, pois as estruturas têm força e sustentam a casa.
Leia MaisOs títulos de Jesus: Santíssimo RedentorOs títulos de Jesus: Emanuel, o Deus conoscoGeralmente, o formato de cada pilastra é angular, pois estão em um ângulo próprio para sustentar as paredes e o telhado, para que a casa permaneça firme. Atualmente, pilastras são usadas como base para construções de edifícios.
Na época do Antigo Testamento, as obras eram realizadas com pedras, e a rocha mais sólida era essa “pedra angular”, selecionada com todo o cuidado na pedreira, trabalhada nas dimensões exatas para receber o maior peso do prédio, justamente para dar mais sustentação e segurança.
Trazendo este exemplo para nossa fé católica, Jesus é assim! Nossa “pedra de sustentação”, nos mantendo sempre em pé, mesmo em meio a adversidades que tentam nos derrubar, Aquele que ouve nossos pedidos e clamores e nos concede a vida eterna.
"Assim, pois, vós já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, e tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus. Nele, toda construção cresce bem ordenada para ser templo santo no Senhor; Nele, vós também sois integrados na construção, para vos tornardes morada de Deus no Espírito." (Ef 2, 19-22)
Assim como São Paulo nos orienta, no Novo Testamento, Cristo é chamado como a pedra principal, pois dá vigor e firmeza para toda a Igreja. Imagine, tirar Cristo da Igreja? Ela não se sustentará!
Assim como o missionário redentorista nos ensina, Deus Pai escolheu esta pedra que foi tão rejeitada e em Sua base edificou sua Igreja, morada santa e eterna. João Batista tinha afirmado aos fariseus e saduceus da sua época, que “até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Mt 3,9).
De acordo com o Catecismo, a Igreja é muitas vezes chamada construção de Deus
“O próprio Senhor se comparou à pedra que os construtores rejeitaram e que se tornou pedra angular. Sobre esse fundamento é a Igreja construída pelos Apóstolos , e dele recebe firmeza e coesão. Esta construção recebe vários nomes: ‘casa de Deus’ , na qual habita a sua família; ‘habitação de Deus no Espírito’ , ‘tabernáculo de Deus’ com os homens e, sobretudo, ‘templo santo’, o qual, representado pelos santuários de pedra e louvado pelos santos Padres, é com razão comparado, na Liturgia, à cidade santa, a nova Jerusalém. Nela, com efeito, somos edificados cá na terra como pedras vivas”, diz o parágrafo 756.
As parábolas de Jesus: O filho que diz sim ao Pai
Jesus usou do filho que não queria ir trabalhar mas mudou de ideia para termos certeza da autoridade de Jesus em nossas vidas
Papa recebe em Audiência membros da Fazenda da Esperança
O Santo Padre, Papa Francisco, recebeu nesta manhã (29) membros da Fazenda da Esperança em celebração aos 40 anos de fundação da comunidade.
Acolhimento e proteção é pedido de Comissão para Sínodo
Documento traz luz à falta de proteção e acolhimento a vítimas de vulnerabilidades e busca fomentar discussão durante Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.