Espiritualidade

Os títulos de Jesus: O Alfa e o Ômega

O Filho Deus é o início e o fim de todas as coisas, Rei dos Séculos e Senhor do tempo

Escrito por Alberto Andrade

02 SET 2022 - 16H11 (Atualizada em 05 SET 2022 - 09H49)

Facebook - Paróquia Cristo Rei/ Monte Alegre (MG)

“Está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede, vou dar gratuitamente a beber da fonte da água viva. O vencedor receberá esta herança; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho" (Ap 21,6-7)

Em outras oportunidades no livro do Apocalipse, Jesus é mencionado desta maneira: o princípio e o fim, pois Alfa (Α) e o Ômega (Ω) são respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego.

Leia MaisOs títulos de Jesus: O Filho de DaviOs títulos de Jesus: a pedra angularEsta referência a Cristo é também utilizada no Círio Pascal, uma grande vela acesa no fogo novo, no Sábado Santo, logo no início da celebração da Vigília Pascal. Assim como o fogo destrói as trevas, a luz que é Jesus Cristo retira a treva do erro, da morte e do pecado.

É o símbolo de Jesus ressuscitado, luz do mundo. Após a bênção do fogo, o Círio é aceso. Nele é feita a inscrição dos algarismos do ano em curso; depois são cravados cinco grãos de incenso que lembram as cinco chagas de Jesus e as letras Alfa e Ômega.

A Páscoa é o duelo da Vida (de Deus) com a morte (do homem), de onde a vida sai como vitoriosa, recriando o homem, e Cristo aparece como o novo Adão, o Pai de uma nova humanidade e por isso este fogo nos mostra o Cristo vivo “ontem, hoje e pelos séculos". (Hb 13,8)

Reprodução Twitter
Reprodução Twitter


Descrição da autoridade de Jesus

É possível observar que desde o início do cristianismo estas letras do alfabeto grego foram usadas para afirmar a divindade de Jesus Cristo. As letras também eram usadas pelos primeiros cristãos como um monograma para o nome de Jesus e para representá-lo simbolicamente na arte. As letras começaram a ser usadas em representações artísticas no século IV e continuam sendo uma característica padrão nas igrejas até hoje.

Além disso, as duas letras gregas têm uma correlação espiritual com a antiga compreensão judaica dos atributos de Deus. 

“A palavra hebraica para a verdade é Emeth. Ela é composta por três letras: alef = alfa, mem = mi, e tav = teta. O alef e o tav são as primeiras e últimas letras do alfabeto hebraico como o alfa e ômega são do grego. O alef ou a primeira letra de Emeth (verdade) denota que Deus é a primeira de todas as coisas. Não havia ninguém antes Dele de quem Ele pudesse ter recebido a plenitude da verdade. O tav, da mesma maneira, significa que Deus é a última de todas as coisas. Não haverá ninguém após Ele a quem Ele poderá deixar um legado”, disse a Enciclopédia Católica. 

Cristo é o Rei dos séculos e Senhor dos tempos, que Ele resgatou com o seu sangue. O Apocalipse O apresenta ao declarar: “Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da Morte e o Hades” (Ap 1,17s).

Assim, Jesus traz nas mãos o livro da história da humanidade! Tudo o que acontece sobre a Terra, está escrito nele. Nada escapa aos desígnios do Rei dos reis e do Senhor dos senhores.

“De sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações. Ele as governará com cetro de ferro; ele pisa no lagar o vinho da cólera de Deus, soberano do universo. Um nome está escrito sobre seu manto e sobre sua coxa: 'Rei dos reis e Senhor dos senhores'”. (Ap 19,15-16).


Padre Ferdinando nos mostra Jesus como exemplo de vida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...