Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi. Trata-se simplesmente de uma profecia do Antigo Testamento, do profeta Natã para Davi, no livro de Samuel, que afirma que, da descendência de Davi viria o Messias, o ungido de Deus para restaurar o reino de Israel.
Leia MaisOs títulos de Jesus: a pedra angularOs Títulos de Jesus: O Filho do HomemOs títulos de Jesus: O Príncipe da Paz“Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho. Se ele fizer o mal, eu o castigarei com vara de homens e com açoites de filhos de homens, mas minha misericórdia não se apartará dele, como a retirei de Saul, a quem expulsei de diante de tua presença. Tua casa e teu reino serão firmes para sempre diante de mim, e teu trono será estável para sempre”. (2 Sm 7,14-16)
Confirmação da promessa pela paternidade adotiva de José
O evangelista Mateus, em seu livro, faz o vínculo de Jesus como Messias à “Casa de Davi” a partir do carpinteiro de Nazaré. Mateus chama Jesus de "Filho de Davi" (Mt 1,1), e Lucas também relata que José “era da casa e família de Davi” (Lc 2, 4).
Em sonho, o anjo anunciou a José que Maria iria conceber Jesus pela ação do Espírito Santo. Conhecedor das profecias e, justo como sempre, ele entendeu a missão que teria em cuidar do Salvador.

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados” (Mt 1, 20-21)
O título de Filho de Davi era de uso frequente pelos judeus; Não é de se estranhar que, em várias passagens do Evangelho, Nosso Senhor aprove os que lhe dão esse nome e recompense esse reconhecimento com curas milagrosas aos que assim o invocam com fé, como no caso do cego Bartimeu.
"Quando soube que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: 'Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!'" (Mc 10,47)
Em sua inteligência admirável, a apropriação do título e caráter de Filho de Davi não significa que Jesus fosse e se considerasse apenas um Messias, porque era e proclamava ser ainda Filho de Deus, em sentido próprio e natural.
Jesus enfatizou que não seria apenas filho, mas também Senhor pelas próprias palavras de Davi:
“Naquele tempo, Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?' O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” (Mc 12, 35-37)
O ministério terreno do coração de Jesus foi a proclamação do reino; e o uso que Ele faz desta palavra podia significar apenas uma coisa: a restauração do reino de Davi, e o Senhor fez questão de esclarecer essa esperança!
O Filho de Deus se fez criança, entrou na história e viveu como cada um de nós, menos no pecado. Sofreu e se alegrou também como todos nós. Morreu verdadeiramente na cruz. E só depois Deus Pai o ressuscitou. Assim, nós sempre podemos encontrar em Jesus a própria humanidade e, ao mesmo tempo, tomar consciência da vida nova que Ele nos dá.
Programa “Em Comunhão” destaca o Evangelho de Mateus
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.