Espiritualidade

Os títulos de Jesus: O Leão da Tribo de Judá

Nesta série do A12, iremos mostrar a razão das diversas formas que chamamos Nosso Senhor

Escrito por Alberto Andrade

28 JUL 2022 - 16H15 (Atualizada em 29 JUL 2022 - 07H37)

Bulma Amaral

Nas Sagradas Escrituras, tanto no Novo como no Antigo Testamento, além das suas ações de Salvação, a identidade divina de Jesus Cristo se revela nos diversos títulos e representações dados a Ele.

Leia MaisPor que Jesus escolheu pão e vinho para a Ceia?Por que somos motivados a honrar o Preciosíssimo Sangue de Jesus?

Quando o anjo do Senhor apareceu a José, anunciando-lhe que Maria conceberia e daria à luz um filho, José foi instruído a chamar o menino Jesus, “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1, 21).

O nome Jesus (Yeshua) significa “o Senhor salva”.

Mas Jesus leva este nome não meramente como um instrumento ou canal da salvação de Deus.  Ele incorporou essa salvação em sua própria pessoa como Emanuel, “Deus conosco” ( Is 7,14 )

Além de seu nome pessoal, a identidade de Jesus também é revelada pelos vários nomes divinos que lhe são atribuídos. Os nomes e títulos de Cristo fornecem um ponto de entrada para o retrato bíblico de Sua pessoa e obra.

Uma das formas de comunicar essa identidade divina está nesse vídeo viralizado pelas redes sociais, onde um Frei Capuchinho realiza a Adoração ao Santíssimo Sacramento em uma praça no Centro de Preston, na Inglaterra, e ali vai declarando os diversos títulos de Jesus na Sagrada Escritura.

Jesus, o Leão da Tribo de Judá

Iniciando nossa série sobre os títulos de Jesus, temos a passagem do Apocalipse de São João, que ficou triste quando achava que ninguém no Céu e na terra era capaz de abrir ou olhar para o livro selado com sete selos.

“Então um dos anciãos me disse: ‘Não chores; o leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, alcançou a vitória, para abrir o livro e seus sete selos’". (Ap 5,5)

Para os judeus, o leão é a mais poderosa das feras. Por isso, ilustrava a pessoa de um rei e representava a imponência de um governo.

Santo Isidoro de Sevilha explica alguns atributos do leão que fazem dele um animal formidável:

“O leão é o rei de todos os animais (…) A sua coragem se mostra do rosto à cauda; a sua resistência está na cabeça; a sua força, no peito. Quando cercados por caçadores armados de lanças, eles olham para o chão a fim de não cederem ao medo… Eles dormem de olhos abertos. Quando andam, os leões apagam suas pegadas com a cauda para que os caçadores não possam segui-las”.

Em sua bênção para seu filho, Jacó disse: 

Judá é um leãozinho; voltaste, meu filho, da pilhagem. Ele se agacha e se estende como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? O cetro não se afastará de Judá nem o bastão de comando dentre seus pés até que venha Aquele ao qual pertence, a quem devem os povos a obediência." (Gn 49 9-10)

:: O seu nome é o nome de algum Santo?

Judá foi um dos 12 filhos de Jacó. Emprestou também o nome para uma das 12 tribos de Israel

Assim, o termo Leão de Judá é uma referência ao Messias Jesus Cristo, justamente por Jesus ser descendente de Judá.

Observando a genealogia de Jesus, presente no texto do Evangelho de Mateus, capítulo 1, descobriremos que José, esposo de Maria, é descendente direto de Judá e, portanto, Jesus também. Dessa forma, fica claro que a pessoa citada em Apocalipse 5, 5, o Leão da tribo de Judá, é Jesus Cristo, a raiz (descendente) de Davi, aquele que venceu!

E podemos dizer que o significado de “Leão” é bem mais abrangente: é um símbolo de realeza, de força, de poder e de autoridade. Jesus Cristo tem todas essas características!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.