Notícias

Por que somos motivados a honrar o Preciosíssimo Sangue de Jesus?

Escrito por Lais Silva

18 JUL 2022 - 16H33 (Atualizada em 30 JUN 2023 - 15H31)

Wikipedia

No mês de julho, os cristãos católicos são convidados pela a Igreja a honrar o Preciosíssimo Sangue de Jesus. Essa devoção nos lembra do sacrifício de Cristo pela humanidade.Leia MaisPor que a Igreja celebra a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus?O Sangue de Jesus nos protege!

Para entender o sentido do sangue santificador de Jesus, é preciso recorrer ao contexto cultural do Antigo Testamento. Para os judeus, o sangue é a fonte da vida, por isso, toda aliança nasce de uma comunhão de sangue.

Recordando o sinal do sangue aspergido nas portas das casas dos hebreus:

"O sangue vos servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Eu verei o sangue e passarei adiante, e não haverá para vós o flagelo mortal quando eu ferir a terra do Egito. Esse dia será para vós um memorial e o celebrareis como uma festa em honra de Javé, de geração em geração, como instituição perpétua”.  (Êx 12,13-14)

São diversas fontes bíblicas que nos mostra o simbolismo e a importância do sangue, mas saber que Jesus derramou Seu sangue pela humanidade é uma das principais.

Mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando éramos ainda pecadores. E se agora estamos justificados por seu sangue, com muito mais razão ele nos salvará da ira divina. (Rm 5, 8 -9)

Gino Santa Maria/ Shutterstock
Gino Santa Maria/ Shutterstock


Além disso, este sangue é feito presente através da Eucaristia, podendo ser comungado na Santa Missa, juntamente com o corpo de Cristo, sob a aparência de pão e vinho.

A origem da data

O primeiro a ter a devoção foi São Gaspar de Búfalo, que propagou essa devoção e teve a aprovação da Santa Sé. Com o passar dos anos, durante a Primeira Guerra Italiana pela Independência, em 1849, o Papa Pio IX foi para o exílio em Gaeta, onde estava com Don Giovanni Merlini, terceiro superior geral dos Padres do Preciosíssimo Sangue.

Enquanto a Guerra ainda acontecia, Merlini sugeriu ao Papa que criasse uma festa universal ao Preciosíssimo Sangue de Jesus, para pedir ajuda de Deus para acabar com a guerra e trazer Paz para Roma. O Pio IX seguiu o conselho e fez uma declaração em 30 junho de 1849, contando que pretendia criar uma festa em honra ao Precioso Sangue. Pouco tempo depois, a guerra acabou.

Após o ocorrido, Papa Pio IX oficializou e proclamou que o primeiro domingo de julho seria dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo. Mais tarde, o Papa Pio X atribuiu o dia 1º de julho como a data fixa dessa celebração.

No Concílio Vaticano II, a data foi removida do calendário, mas a Missa em honra do Preciosíssimo Sangue foi estabelecida e pode ser celebrada no mês de julho.


Dom Orlando nos ensina sobre o Sangue de Jesus



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...