No mês de julho, os cristãos católicos são convidados pela a Igreja a honrar o Preciosíssimo Sangue de Jesus. Essa devoção nos lembra do sacrifício de Cristo pela humanidade.Leia MaisPor que a Igreja celebra a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus?O Sangue de Jesus nos protege!
Para entender o sentido do sangue santificador de Jesus, é preciso recorrer ao contexto cultural do Antigo Testamento. Para os judeus, o sangue é a fonte da vida, por isso, toda aliança nasce de uma comunhão de sangue.
Recordando o sinal do sangue aspergido nas portas das casas dos hebreus:
"O sangue vos servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Eu verei o sangue e passarei adiante, e não haverá para vós o flagelo mortal quando eu ferir a terra do Egito. Esse dia será para vós um memorial e o celebrareis como uma festa em honra de Javé, de geração em geração, como instituição perpétua”. (Êx 12,13-14)
São diversas fontes bíblicas que nos mostra o simbolismo e a importância do sangue, mas saber que Jesus derramou Seu sangue pela humanidade é uma das principais.
“Mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando éramos ainda pecadores. E se agora estamos justificados por seu sangue, com muito mais razão ele nos salvará da ira divina”. (Rm 5, 8 -9)
Além disso, este sangue é feito presente através da Eucaristia, podendo ser comungado na Santa Missa, juntamente com o corpo de Cristo, sob a aparência de pão e vinho.
O primeiro a ter a devoção foi São Gaspar de Búfalo, que propagou essa devoção e teve a aprovação da Santa Sé. Com o passar dos anos, durante a Primeira Guerra Italiana pela Independência, em 1849, o Papa Pio IX foi para o exílio em Gaeta, onde estava com Don Giovanni Merlini, terceiro superior geral dos Padres do Preciosíssimo Sangue.
Enquanto a Guerra ainda acontecia, Merlini sugeriu ao Papa que criasse uma festa universal ao Preciosíssimo Sangue de Jesus, para pedir ajuda de Deus para acabar com a guerra e trazer Paz para Roma. O Pio IX seguiu o conselho e fez uma declaração em 30 junho de 1849, contando que pretendia criar uma festa em honra ao Precioso Sangue. Pouco tempo depois, a guerra acabou.
Após o ocorrido, Papa Pio IX oficializou e proclamou que o primeiro domingo de julho seria dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo. Mais tarde, o Papa Pio X atribuiu o dia 1º de julho como a data fixa dessa celebração.
No Concílio Vaticano II, a data foi removida do calendário, mas a Missa em honra do Preciosíssimo Sangue foi estabelecida e pode ser celebrada no mês de julho.
Dom Orlando nos ensina sobre o Sangue de Jesus
Confira sugestões de músicas para a entronização da Bíblia na Santa Missa
Confira sugestões de músicas para realizar a entronização da Bíblia nas celebrações de sua paróquia.
A fé do povo do Centro-Oeste
Conheça a fé do Centro-Oeste, e as devoções católicas como a Romaria do Divino Pai Eterno e a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Saiba mais.
Em que momento dobramos um dos joelhos na Igreja?
Confira a relevância espiritual em fazer este gesto corporal dentro e fora da celebração litúrgica
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.