Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Espiritualidade

Para matar a sede

Padre Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.

Escrito por Padre Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.

06 ABR 2021 - 10H55 (Atualizada em 05 OUT 2021 - 11H09)

Nem toda água é boa para beber. É preciso examinar se o manancial não está contaminado. Imaginemo-nos perdidos numa floresta e sentimos uma sede que aumenta a cada instante. Ao deparar-nos com uma fonte, o risco é grande, pois temos uma carência a ser suprida de imediato. Não temos a preocupação de checar se aquela água é potável.

Leia MaisO que a Igreja ensina sobre o diálogo?Há muitas fontes que oferecem água. Ao aproximar-se de alguém para ouvir, conhecer e esforçar-se para entendê-lo, é como estar próximo de uma fonte. Abrimos caminho para o diálogo e o mundo será melhor.

O diálogo torna-se um compromisso amoroso entre comunidades e grupos. Pelo diálogo, podemos construir pontes ao invés de muros, que nos separam e criam situações de ódio entre os diferentes.

Ollyy/ Shutterstock
Ollyy/ Shutterstock

A tentação para negar o diálogo e prevalecer o monólogo se deu na história, através do tom agressivo e pela força, que resulta em autoritarismo, machismo e preconceitos. Houve imposição de ideias, de costumes e de crenças. Ora, o monólogo negou a presença do outro, criou oportunistas que impuseram seus próprios interesses.

Leia MaisIntolerância, tolerância e prudênciaAssim, o caminho feito pelo diálogo, pelo respeito à existência do outro, contribui para superar as desigualdades e promover a cultura do amor. Por conseguinte, a vida torna-se um compromisso a ser respeitado e as causas que defendem o mundo como casa comum, onde todos têm seus direitos, serão promovidas.

Nem toda água cristalina é potável. Portanto, necessita de tratamento. Essa comparação nos convida a repensar as nossas instituições, estruturas e mentalidades. Elas necessitam de ser arejadas para não embolorar.

O convite para a mudança e conversão deve abranger toda a nossa vida, sob todas as dimensões e estruturas. Senão, corremos sérios riscos de matar a sede com água parada que apodrece.

Escrito por:
Padre Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.
Padre Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.

Missionário redentorista, trabalha na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Miracatu (SP)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...