Espiritualidade

Pensar ou não pensar? O que nos ensina a Filosofia?

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

26 ABR 2021 - 13H48 (Atualizada em 20 AGO 2021 - 15H05)

Shutterstock filosofia-socrates (Shutterstock)

O que é pensar? Por que existo? O que é o conhecimento? São perguntas como essas que inspiram o homem para um bem pensar a própria existência. O fato de pensar e questionar-se já é o início de um pensamento filosófico.

Mas o que é Filosofia, senão um caminho que ajuda o ser humano a pensar a partir do pensamento de grandes homens e mulheres do passado, como por exemplo Aristóteles, Platão, Sócrates, Heráclito e Parmênides?

Leia MaisAjudar a si mesmo(a): relatos para crescimento pessoalPensar sobre si mesmo leva o homem ao questionamento, também sobre o mundo e sobre o outro. Logo, ele é levado a refletir sobre o seu papel no mundo, dentro de uma realidade ao qual está inserido, e questionar tal realidade.

Com isso, o ato de pensar e refletir é uma forma de amadurecimento, tanto pessoal, como também social. Questionar a realidade nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos.

“Filosofar, como vai dizer o filósofo Thomas Ransom Giles, não é encontrar soluções já escritas na realidade”, mas fazer Filosofia, pensar e refletir a realidade é buscar compreender o mundo a partir de si, olhando o mundo e o outro que está ao seu redor.

Ou seja, a partir do momento em que observamos o mundo e percebemos que o outro e o eu, estamos inseridos neste mundo, passamos a olhar a realidade ao qual estamos inseridos com um olhar crítico, na busca da felicidade.



Filosofia: um caminho de busca do sentido da vida

Ao contemplarmos o mundo que nos circunda, percebemos o quão pequenos somos. Começamos a ter a noção da amplitude que a vida tem, e o mistério que está por trás de cada ser e a partir daí, o homem começa a se questionar a respeito do sentido da própria vida e de sua existência no todo do cosmos.

Perguntas como: “quem sou eu?”, “de onde vim?”, “para onde vou?”, “qual o sentido para minha vida?”, fazem com que o homem comece a questionar o seu caminhar no mundo e o sentido que ele dá a própria vida.

Questionar é caminhar em busca de sentido, e neste caminho encontramos respostas para outras questões que surgem ao longo da vida, ou seja, para se descobrir o sentido da vida, deve-se sempre questionar se o caminho que se está trilhando é o certo para si. “Conhece-te a ti mesmo”, o grande questionamento do pensamento socrático, ainda hoje nos impele a conhecermo-nos mais profundamente, e com isso, desvelar o sentido da vida.

O sentido da vida é diferente para cada pessoa. No ato de se questionar, cada ser humano encontra-se com suas sombras e suas luzes internas, mas cabe a ele discernir qual deve seguir. As escolhas formam o caminho que percorremos em nossas vidas e, partir daí, percebemos o sentido da nossa vida.

 Portanto, a Filosofia ajuda o ser humano no exercício do questionamento, tanto em questões internas e subjetivas, quanto externas e objetivas. A busca pelo sentido da vida, então, depende de cada homem e mulher que deseja questionar-se e conhecer-se a si mesmo(a).

:: Está gostando desses conteúdos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe!

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.