O que é pensar? Por que existo? O que é o conhecimento? São perguntas como essas que inspiram o homem para um bem pensar a própria existência. O fato de pensar e questionar-se já é o início de um pensamento filosófico.
Mas o que é Filosofia, senão um caminho que ajuda o ser humano a pensar a partir do pensamento de grandes homens e mulheres do passado, como, por exemplo, Aristóteles, Platão, Sócrates, Heráclito e Parmênides?
Leia MaisFilosofia e Política: A reflexão e o discernimento em torno da PolíticaEducar para admiração e para espanto é a proposta da FilosofiaPensar sobre si mesmo leva o homem ao questionamento, também sobre o mundo e sobre o outro. Logo, ele é levado a refletir sobre o seu papel no mundo, dentro de uma realidade ao qual está inserido, e questionar tal realidade.
Com isso, o ato de pensar e refletir é uma forma de amadurecimento, tanto pessoal, como também social. Questionar a realidade nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos.
“Filosofar, como vai dizer o filósofo Thomas Ransom Giles, não é encontrar soluções já escritas na realidade”, mas fazer Filosofia, pensar e refletir a realidade é buscar compreender o mundo a partir de si, olhando o mundo e o outro que está ao seu redor.
Ou seja, a partir do momento em que observamos o mundo e percebemos que o outro e o eu, estamos inseridos neste mundo, passamos a olhar a realidade ao qual estamos inseridos com um olhar crítico, na busca da felicidade.

Filosofia: um caminho de busca do sentido da vida
Ao contemplarmos o mundo que nos circunda, percebemos o quão pequenos somos. Começamos a ter a noção da amplitude que a vida tem, e o mistério que está por trás de cada ser e a partir daí, o homem começa a se questionar a respeito do sentido da própria vida e de sua existência no todo do cosmos.
Perguntas como: “quem sou eu?”, “de onde vim?”, “para onde vou?”, “qual o sentido para minha vida?”, fazem com que o homem comece a questionar o seu caminhar no mundo e o sentido que ele dá a própria vida.
Questionar é caminhar em busca de sentido, e neste caminho encontramos respostas para outras questões que surgem ao longo da vida, ou seja, para se descobrir o sentido da vida, deve-se sempre questionar se o caminho que se está trilhando é o certo para si. “Conhece-te a ti mesmo”, o grande questionamento do pensamento socrático, ainda hoje nos impele a conhecermo-nos mais profundamente, e com isso, desvelar o sentido da vida.
O sentido da vida é diferente para cada pessoa. No ato de se questionar, cada ser humano encontra-se com suas sombras e suas luzes internas, mas cabe a ele discernir qual deve seguir. As escolhas formam o caminho que percorremos em nossas vidas e, partir daí, percebemos o sentido da nossa vida.
Portanto, a Filosofia ajuda o ser humano no exercício do questionamento, tanto em questões internas e subjetivas, quanto externas e objetivas. A busca pelo sentido da vida, então, depende de cada homem e mulher que deseja questionar-se e conhecer-se a si mesmo(a).
:: Está gostando desses conteúdos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe!
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.