“Montanhas, montanhas, montanhas! Eu amo vocês.”
Esta frase foi exclamada pelo jovem italiano de Turim, beatificado em 1990 e que será canonizado em 7 de setembro deste ano.
Entre as paixões de Pier Giorgio Frassati (1901-1925), estavam as escaladas! Por isso, muitos montanhistas se alegram pelo fato de receberem um novo “patrono” com o marco de sua canonização.
Frassati foi membro do Clube Alpino Italiano e via a atividade esportiva como uma forma de elevar o espírito, de “temperar corpo e alma”.
Esse fato da sua vida fez com que o Papa Bento XVI, em seu pontificado, apresentasse o jovem como modelo para os atletas.
Segundo o Papa emérito, “o esporte é um bem educativo, que ajuda o homem a compreender o valor profundo da vida”, já que vai além das regras para elevar o homem.
Desse modo viveu Frassati, no silêncio, altitude, grandiosidade e beleza das montanhas ele experimentava a graça de estar mais próximo dele mesmo e de Deus.
“Se meus estudos permitissem, passaria longos dias nas montanhas contemplando naquele ar puro a beleza do Criador.”
Pier Giorgio Frassati
Após a beatificação de Pier Giorgio, o Clube Alpino Italiano (CAI), considerou dedicar uma trilha ao jovem alpinista. Assim ocorreu, entre os anos de 1996 e 2012, foram nomeados 22 itinerários de interesse histórico e religioso, em cada região da Itália.
O projeto recebeu o nome de “Sentieri Frassati” — “Caminhos Frassati”.
As trilhas inspiradas no beato somam 518 quilômetros de extensão e abrange 63 municípios italianos.
O CAI, contou com a parceria de muitas outras associações como a Ação Católica Italiana, Giovane Montagna e a Federação Universitária Católica Italiana, as quais o beato fazia parte, além da Associação de Guias e Escoteiros Católicos Italianos.
A iniciativa, muito mais que pensada para homenagear a figura de Pier Giorgio, deseja levar às centenas de pessoas que participam dela uma experiência de vida autêntica a partir de seu testemunho.
Dentre os picos que Frassati amava estavam:
O Monte Grivola, com 4.000 metros nos Alpes, no Parque Nacional Gran Paradiso.
O pico Grand Tournalin, com 3.336 metros, situado no Vale de Aosta, Itália.
O Château des Dames, de 3.545 metros de altitude, localizadona região de Valtournenche.
Frassati é referência nos esportes porque viveu com muito amor o montanhismo, fazendo dele também uma via de crescimento pessoal e espiritual. Sua experiência nas montanhas está intimamente ligada à frase que era seu ideal de vida:
“Verso l'alto”, que significa “rumo ao alto” ou “em direção ao topo”.
Leia + A oração de Pier Giorgio: como ele falava com Deus?
Fonte: catholicnewsagency | piergiorgiofrassati.net | piergiorgio.com.br | sentierifrassati.org
Como São José nos ajuda a viver bem a Quaresma?
A espiritualidade de São José ilumina o caminho quaresmal. Entenda por que a Igreja propõe seu exemplo para viver melhor esse tempo de conversão.
Bibliografias do Papa Francisco para inspirar os fiéis
Em memória do saudoso Pontífice, conheça obras e documentos que ajudam a recordar o pensamento, a espiritualidade e os ensinamentos pastorais do Papa Francisco.
Papa: Um cristão que apoia a guerra examina sua própria consciência?
Um cristão que apoia a guerra examina sua própria consciência? Reflita com o Papa Leão XIV sobre como a Confissão ajuda a desarmar o coração e promover a verdadeira paz.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.