Espiritualidade

Por que celebramos o Sagrado Coração de Jesus em junho?

Neste mês, somos motivados a honrar e venerar ainda mais esse amor incondicional de Cristo por todos nós

Escrito por Alberto Andrade

02 JUN 2022 - 09H58 (Atualizada em 02 JUN 2022 - 16H09)

Shutterstock/ Anton P Daskalov

O sexto mês do ano é um período rico para nossa Igreja. Além do Corpus Christi, do Imaculado Coração de Maria e de importantes Santos, celebramos o Sagrado Coração de Jesus. E, como Igreja somos convidados a experimentar, e principalmente, viver o infinito amor que Deus tem por nós.

Leia MaisCoração Ardente: filme sobre a devoção ao Sagrado Coração de JesusSanta Margarida Maria Alacoque, a vidente do Coração de Jesus

Papa Bento XVI, certa vez, falou sobre a importância desta devoção:

“A contemplação do ‘lado transpassado pela lança’, na qual resplandece a vontade infinita de salvação por parte de Deus, não pode ser considerada, portanto, como uma forma passageira de culto ou de devoção. 

A adoração do amor de Deus, que encontrou no símbolo do ‘coração transpassado’ sua expressão histórico-devocional, continua sendo imprescindível para uma relação viva com Deus”.

Início da devoção

A recordação de celebrar o Coração de Jesus já existe desde o começo da Igreja, mas ficou mais intensa em 16 de junho de 1675, nas oitavas do Corpus Christi, quando Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, lhe mostrando seu Coração rodeado por chamas de amor, coroado por espinhos, com uma cruz e uma ferida aberta da qual brotava sangue. Mas desde 1673, Margarida já tinha visões do Sagrado Coração, que se repetiam a cada primeira sexta-feira do mês.

“Eis o Coração que tanto amou os homens, e nada poupou até esgotar-se e consumir-se para testemunhar-lhes o seu amor. Em reconhecimento, da maior parte só recebo ingratidões: por suas irreverências e sacrilégios, pelas friezas e os desprezos que eles têm por Mim nesse Sacramento de amor”, disse Nosso Senhor para a Santa.

Shutterstock
Shutterstock

O significado do Sagrado Coração

- O Coração é o membro nobre, símbolo do amor que Deus tem por nós e que levou o seu Filho a se encarnar e nos redimir.

- A Cruz simboliza não apenas a que Ele levou até o Calvário para consumar a redenção, mas também os nossos pecados, indiferenças e falta de fé.

- Os espinhos simbolizam a dureza das almas que não rezam, não recebem os Sacramentos, esquecem facilmente as suas obrigações e não procuram se corrigir de seus defeitos.

- A ferida pela lança simboliza os que o atacam, blasfemam, adoram a satanás e abandonam a Igreja.

- As chamas representam a fornalha de amor e misericórdia que Nosso Senhor tem para com os homens.

Padre Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., ressalta que buscamos a essência de Deus através de Jesus Misericordioso:

Toda ação de Jesus foi de misericórdia. Não tem um aspecto aqui ou ali quando Ele usou de misericórdia. Suas atitudes, seus gestos e palavras são pura misericórdia divina para nós. Portanto, não queremos incentivar isso apenas como um aspecto da vida de Jesus, porque Ele é inteiro misericórdia.

E depois, outra coisa que a gente entende é que a misericórdia de Deus é de uma dimensão somente de uma piedade pessoal. Não! A misericórdia é o essencial na vida do ser humano, porque misericórdia é a própria redenção de Cristo em nós e para nós. Portanto, não vamos diminuir o sentido da misericórdia”, orienta o sacerdote.

.:: Saiba mais sobre o Sagrado Coração em conteúdo exclusivo do A12

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.