Na vida de cada pessoa existe uma série de listas: tarefas domésticas, atividades no trabalho e até de prioridades na vida. Em algumas dessas listas conseguimos priorizar tarefas mais rápidas e deixamos por último as que demandam mais tempo. Em outros casos, existem atividades que deveriam ser feitas constantemente, mas nem sempre damos importância a elas.
Se colocarmos em um papel todas as atividades de todos os setores de nossas vidas, por ordem de prioridade, conseguiremos talvez mensurar o que precisa de nossa atenção de forma imediata e o que conseguimos fazer mais tarde. Leia MaisPapa: “Não pertencemos a nenhuma realidade terrena, a nenhum César”
O problema é que existem coisas que até esquecemos de colocar nessa lista, por achar que é algo rotineiro, por nos acostumarmos com um hábito diário e achar que ele é o suficiente.
Por exemplo, nos acostumamos a rezar quando acordamos e quando vamos dormir, mas será que estamos dando importância a este momento de conversa com Deus?
Aliás, por muitas vezes Deus não entra em nossas listas de prioridade. Quantas vezes você preferiu ir para uma festa ao invés de ir à Missa? Assistir uma série ao invés de reservar alguns minutos para rezar o terço ou fazer um momento de oração?
Outro exemplo que acontece frequentemente, mas que nem sempre nos damos conta, é a importância que damos a bens materiais e não cuidamos do nosso lado espiritual. O foco no dinheiro e não na fraternidade, ou a prioridade que damos a políticos e famosos, mas não a Deus.
O Papa Francisco destacou em sua oração do Angelus do dia 22 de outubro de 2023, um trecho do Evangelho de Mateus: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. O Santo Padre usa esse trecho para nos mostrar a importância que damos a coisas temporais e terrenas.
“Isso significa que nós não pertencemos a nenhuma realidade terrena, a nenhum 'César' de turno. Somos do Senhor e não devemos ser escravos de nenhum poder mundano”.
Se pertencemos a Deus, por que não o colocamos como prioridade em nossas vidas? Por que Deus fica sempre para outra hora?
O Pontífice ainda nos apresentou um questionamento ao qual devemos frequentemente refletir em nosso interior:
“Sobre a moeda deste mundo está a imagem de César. Mas você, que imagem leva dentro de si? De quem você é imagem na sua vida? Nós nos lembramos de pertencer ao Senhor ou nos deixamos plasmar pelas lógicas do mundo e fazemos do trabalho, da política e do dinheiro os nossos ídolos a adorar?”
Não podemos separar Deus de nossas vidas, nem no momento do desespero e muito menos no momento de alegria. Nossas ambições não podem apagar a nossa fé. Nossa prioridade não pode ser algo que nos distancie do Senhor.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.