Em 13 de janeiro, faz-se memória de Santo Hilário de Poitiers, bispo e Doutor da Igreja. O cerne de sua doutrina foi resumida, pelo Papa Bento XVI, em uma de suas frases:
“Deus não sabe ser nada mais, senão amor; não sabe ser outra coisa, senão Pai. Quem ama não é invejoso; quem é Pai o é na sua totalidade. Este nome não admite acordos, como se Deus fosse Pai, em certos aspectos, e não em outros”.
A festa de hoje, portanto, é um convite a conhecer com atenção a vida e dizeres deste santo reconhecido pela Igreja por sua excelência doutrinária e contribuição para a teologia cristã.
Nascido em 315 numa família pagã e abastada da França, encontrou a Verdade no Evangelho aos 30 anos e foi batizado com a esposa e a filha. Ele deixou a vida conjugal por volta de 353, ao ser chamado ao episcopado.
::. Leia a reflexão sobre o chamado a ser bispo
Neste período, a Igreja vivia uma liberdade religiosa oficial, porém sofria heresias do arianismo, que negava a divindade de Jesus. Nesse sentido, a vocação de Hilário, por meio de sua condição espiritual e intelectual, foi muito importante para a defesa da fé.
Hilário tornou-se referência no Ocidente, semelhante a Santo Atanásio no Oriente. Mesmo perseguido, ele manteve sua missão por meio da pregação, escritos doutrinários e hinos. Posteriormente, retornou a Poitiers, onde fortaleceu a Igreja local, combateu as heresias e promoveu um sínodo.
Em 367, Hilário veio a falecer e foi proclamado doutor da Igreja por sua relevante contribuição.
“Foi sempre privilégio da Igreja, vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência quando é atacada”.
“Ainda que tenhamos reconhecido Deus, temos de renunciar a nomeá-Lo: sejam quais forem as palavras empregues, não conseguem exprimir Deus tal como Ele é, nem traduzir a sua grandeza”.
Senhor, Deus de bondade e sabedoria, concedei-nos por intercessão de Santo Hilário a clareza da Vossa doutrina, para que a vivamos alegre e firmemente na nossa família, na Igreja, na sociedade, sendo o bom fermento que desejais, e para não cedermos jamais às pressões internas ou externas que combatem o Vosso ensinamento. Por Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora. Amém.
add Leia também: O amor de Deus age a todo momento
Fonte: Vatican News
Santuário dedicado a Deus Pai é inaugurado na Paraíba
Santuário de Deus Pai no Sertão da Paraíba vira novo destino de peregrinação no Nordeste. Local une fé, arquitetura sacra e desenvolvimento regional.
Jubileu proporciona exibição de obras raras sobre Jesus
Jubileu transforma Roma em espaço de fé e arte com exposição inédita de Rubens e Caravaggio, sobre nascimento. vitória pascal de Cristo, encarnação Ressurreição
II Encontro Sinodal Nacional reforça o compromisso da Igreja
Encontro sinodal em Fátima destaca Igreja acolhedora, participação dos leigos e protagonismo dos jovens na missão evangelizadora.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.