Quem de nós nunca passou pela sensação de que Deus não nos escuta? No caminho da vida cristã, é comum passar por isso. Muitos santos e personagens das Sagradas Escrituras passaram por isso. Parece que, de um momento a outro, Deus fica em silêncio, alheio às nossas súplicas e orações.
Embora este silêncio nos leve a sentir um certo abandono, que nos causa tristeza e pena, Deus sempre está conosco e o que precisamos fazer é aprender a reconhecer a Sua presença.
Nesta reflexão, vamos tentar entender como Deus nos fala através do silêncio e como descobrir a Sua presença em nossas vidas.
A linguagem silenciosa de Deus
Vivemos em um mundo barulhento, onde há bem pouco espaço para o silêncio. Esta realidade faz com que seja muito difícil para nós dispor o coração para a escuta. Além disso, nos angustiamos, pois queremos que Deus nos responda rápido e do nosso jeito.
Mas devemos aprender que a linguagem silenciosa de Deus vai nos conduzindo suavemente através dos caminhos do seu amor de Pai. Portanto, podemos comparar a Deus com um pai que educa o seu filho, às vezes através do silêncio, às vezes através das palavras.
Então, é necessário entender que, quando Deus não nos responde como queremos ou esperamos, não significa que Ele nos abandonou; significa que Ele está preparando algo melhor – pois Ele sempre quer o melhor para nós – e está nos educando na paciência.
A cada dia devemos pedir a Deus que nos ajude a compreender Sua linguagem silenciosa e a não ter medo de colocar toda nossa esperança em Seu amor infinito.
A oração: lugar privilegiado para voltar a escutar a Deus
Nestes momentos em que sentimos com mais força o silêncio de Deus, devemos permanecer em oração, pois é através dela que nosso coração vai ser capaz de se abrir a escutar o que Deus nos quer falar, e não o que nós queremos que Ele nos fale.
Sabemos que o silêncio de Deus pode ser exaustivo e que não é fácil passar por este momento, mas a oração nos dará a paz interior e a serenidade necessárias para superar esta situação de provação e crescer na confiança.
Leia MaisComo e por que adorar a Deus?Às vezes, a dificuldade de sentir a presença de Deus nos leva a abandonar a oração mas, são nesses momentos que devemos olhar para a Cruz.
A cruz foi o lugar onde o próprio Cristo sentiu o silêncio de seu Pai. Foi nela que Ele clamou: "Meu Deus, por que me abandonaste?" (Mateus 24,46).
Jesus nos mostra que, mesmo à beira da morte, na hora mais difícil, devemos invocar o Pai na oração, como Ele fez durante toda a sua vida, como Ele fez ao exclamar, com seu último suspiro: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23,46).
Que possamos colocar sempre as nossas vidas nas mãos amorosas de Deus, que nunca nos abandona. Que possamos confiar sempre nas Suas promessas e na Sua Palavra, especialmente quando ela se faz silêncio.
Ore conosco para sempre reconhecer a presença de Deus
Papa exalta o batismo como o nascimento no Espírito de Deus
Saiba como foi a Festa do Batismo do Senhor no Vaticano
Faça a prece do turista
Viajar é uma oportunidade de conectar-se com Deus, agradecer e pedir proteção em cada novo caminho.
Inicie o ano com fé: reze a Novena de São Sebastião
Reze a Novena de São Sebastião e fortaleça sua fé com orações e reflexões inspiradoras.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.