A Igreja Católica começa, a partir da Quarta-feira de Cinzas, a celebrar o tempo quaresmal. Um tempo propício para uma ressignificação da vida, ou seja, é o momento de repensar os caminhos tomados, as ações feitas e buscar, por meio de uma reflexão profunda, novos caminhos que ajudarão no crescimento, espiritual e humano.
Repensar os caminhos tomados na vida não é uma atitude apenas cristã, mas possui características filosóficas, pois ao pensarmos a própria vida, começamos a nos questionar sobre a própria existência e com isso buscamos compreender tudo o que está ao nosso redor e que influência em nossa vida. Leia MaisInstagram da Padroeira traz versículos para rezar na QuaresmaAtitudes para a Quaresma
Meditar e refletir sobre a vida, e também sobre tudo o que perpassa a vida do ser humano, é o caminho para uma ressignificação pessoal, mas também pode ser comunitária.
A partir do momento em que uma pessoa busca um outro caminho a seguir, e este caminho a leva para um amadurecimento pessoal, toda a comunidade é chamada também a realizar o mesmo processo. Claro que, de formas diferentes, cada pessoa responderá aos seus questionamentos.
Um ponto crucial para tal reflexão pode ser a questão da morte.
O ser humano ainda tem medo de pensar e refletir sobre a própria morte, pelo simples fato de não saber o que há além de seu véu. Pensar no que haverá no além-vida é uma oportunidade também de repensar a própria vida e as ações que tomamos ao longo dela.
Numa perspectiva cristã, o pensar na morte deve levar a pessoa a repensar os seus atos enquanto cristãos e como eles estão correspondendo à mensagem do Evangelho.
Portanto, os quarenta dias que compõem o tempo quaresmal são propícios para reflexões existenciais que levam o cristão a uma mudança de seu estilo de vida, para um estilo mais conciso com o Evangelho de Cristo, como também é uma preparação para a celebrar a Semana Maior da fé cristã.
Estar disposto a refletir e aberto às mudanças são atitudes essenciais no tempo quaresmal.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.