O que você faria com um seu irmão se, sabendo que você tem poucos dias de vida, ele viesse visitá-lo? Santa Escolástica nos deixa uma linda lição.
Leia MaisSanta Escolástica: a irmã gêmea de São BentoSanta Escolástica nasceu por volta do ano 480, no município italiano de Núrsia, no seio de uma família nobre. Esta Santa virgem era irmã gêmea de São Bento.
Não se sabe muito sobre a vida de Santa Escolástica, mas há alguma coisa nos escritos (Diálogos) de São Gregório Magno.
Quando São Bento passou da vida anacoreta para a vida cenobítica (vida monástica em comum), fundando um mosteiro em Montecassino, Santa Escolástica foi morar perto do Mosteiro do irmão, em Plombariola, fundando e governando um mosteiro feminino com a mesma regra do irmão. Ela costumava rezar e compartilhar a vida espiritual com seu irmão, encontrando-o uma vez por ano.
Descreve, São Gregório, um detalhe sobre sua última visita ao seu irmão: Santa Escolástica, pressentindo que não voltaria a ver mais seu irmão, pediu-lhe que ficasse com ela para ter diálogos espirituais, nessa noite.
São Bento lhe disse, que não podia, por ter que cumprir a Regra que ele próprio escrevera (o que, no caso, significava que ele não deveria se ausentar por mais tempo do próprio mosteiro); então, a santa chorou e rezou, e começou uma tempestade tão violenta que obrigou São Bento a ficar e passar a noite com a irmã, tendo colóquios espirituais. Três dias depois, a santa morreu e seu irmão, que estava envolvido em oração, teve a visão da alma de sua irmã ascendendo ao céu em forma de pomba.
Santa Escolástica é reconhecida como a fundadora do ramo beneditino para mulheres no monaquismo. Sua festa é celebrada em 10 de fevereiro.
Que, a exemplo de Santa Escolástica, sejamos sempre perseverantes na nossa vida de oração e também busquemos pessoas prudentes e confiáveis para ter colóquios espirituais ao longo da nossa vida.
Confira sugestões de músicas para a entronização da Bíblia na Santa Missa
Confira sugestões de músicas para realizar a entronização da Bíblia nas celebrações de sua paróquia.
A fé do povo do Centro Oeste
Conheça a fé do Centro-Oeste, e as devoções católicas como a Romaria do Divino Pai Eterno e a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Saiba mais.
Em que momento dobramos um dos joelhos na Igreja?
Confira a relevância espiritual em fazer este gesto corporal dentro e fora da celebração litúrgica
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.