Diante da sociedade moderna, onde os Questionamentos surgem a todo momento, principalmente no âmbito da religiosidade, surgiu um questionamento sobre a fé. Lembrando que a fé verdadeira evoca uma adesão e uma confiança em Deus, que é a Verdade.
Ter confiança em Deus não exclui os questionamentos que surgem ao longo da vida em relação à fé. E uma fé que se recusa a utilizar da razão torna-se um fideísmo, algo que é condenado pela Igreja.
Leia MaisPensar a realidade: Um desafio filosófico na modernidade Ter questionamentos não leva o ser humano a um racionalismo cego, mas ajuda-o a buscar mais profundamente o sentido daquilo que ele questiona. O homem deve questionar-se continuamente para que ele evolua não apenas no âmbito da fé, mas em todos os aspectos da vida.
Como São Tiago vai dizer, “a fé, se não tiver obras, está completamente morta.” (Tg 2,17) E uma fé que não está ligada, amadurecida e que não leva o homem a um comprometimento com a sociedade é uma fé alienante, pois não estimula o conhecimento e a ação do homem no mundo.
Portanto, uma fé madura e baseada em Deus é construída a partir de questionamentos e ações, indo além do próprio ser e mergulhando mais profundamente no mistério de Deus-Amor. Ter fé é comprometer-se com a vida, estimulando-a e defendo-a na sociedade é ter uma fé madura, confiante e construtora de vida e, como diria São João Paulo II em sua encíclica Fides et Ratio:
“A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade.”
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.