Espiritualidade

Santo Irineu: Pastor e mestre da Fé apostólica

Bispo de Lyon, na França, foi um grande combatente das heresias no século II, sendo um elo entre Cristãos orientais e ocidentais

Martín Ugarteche

Escrito por Martín Ugarteche Fernández

20 AGO 2019 - 08H33 (Atualizada em 27 JUN 2023 - 16H28)

Vatican Media

No dia 21 de janeiro de 2022, o Papa Francisco declarou Santo Irineu como Doutor da Igreja, com o título Doctor unitatis.

Na ocasião, o Santo Padre destacou que Santo Irineu foi uma importante ponte espiritual e teológica entre os cristãos orientais e ocidentais.

Seu nome, Irineu, exprime aquela paz que vem do Senhor e que reconcilia, reintegra na unidade. (…) Que a doutrina de tão grande Mestre possa encorajar sempre mais o caminho de todos os discípulos do Senhor rumo à plena comunhão”, escreve o Papa.

A vida de Santo Irineu

Leia MaisO que é considerado heresia para Igreja Católica?Celebrado pela Igreja no dia 28 de junho, Irineu nasceu em Esmirna (hoje na Turquia) entre os anos 135 e 140.

Foi discípulo de São Policarpo, que por sua vez foi discípulo de São João Evangelista. No ano 177, o nome de Irineu figurava entre os presbíteros de Lião, na Gália, mas não se sabe exatamente o momento no qual se transferiu para essa região.

Foi uma verdadeira testemunha cristã em um período de dura perseguição. Para evangelizar celtas e germânicos, ele aprendeu as línguas destes povos, conhecidos como bárbarosComo pastor, distinguiu-se pela riqueza da doutrina e o ardor missionário. 

Enviado a Roma para levar uma carta ao Papa e aos Cristãos dessa cidade, salvou a vida da perseguição de Marco Aurélio em Lyon, na França. Ao seu retorno, foi eleito Bispo, ministério que exerceu até a sua morte, nos primeiros anos do século III, com aproximadamente 72 anos de idade. De acordo com o Martirológio Romano, ele sofreu o martírio durante a perseguição de Setímio Severo, como quase todo o povo de Lyon.

Contra as heresias

As principais obras de Irineu são os cinco livros contra as heresias e o primeiro Catecismo da Igreja. Um dos seus objetivos era combater a heresia gnóstica, que considerava o Credo apostólico como se fosse um ensinamento básico, simbólico, para as pessoas mais simples.

A essência da mensagem evangélica, no entanto, seria acessível apenas a uma elite intelectual, um grupo pequeno de iniciados, capazes de compreendê-la e incorporá-la em suas vidas.

Uma das características da gnose é o dualismo, a crença de que existem dois princípios, um bom e outro mau, que se contrapõem um ao outro, tendo ambos a mesma dignidade e força.

O princípio bom origina o espírito e o mau a matéria. No homem, por exemplo, segundo essa teoria, tudo o que é mau provém da matéria, e o que é bom vem do espírito.

Essas ideias são radicalmente opostas à fé cristã, herdada dos apóstolos, já que, de acordo com a Revelação, Deus é o princípio de tudo, Ele cria tudo do nada. Não há, portanto, nenhum outro princípio que se possa igualar. Além disso, a matéria é boa, inclusive “Santa”, para usar uma expressão de Irineu.

O Cristão tem uma visão positiva do mundo material e da própria matéria que faz parte do ser do homem, e que recebe também os efeitos da ação salvadora de Cristo.

Wikipedia
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A regra da Fé

De acordo com Santo Irineu, não é o que é acessível a alguns o mais importante, senão o que todos recebemos do ensinamento dos apóstolos, verdades muito simples que nos mostram o caminho da salvação.

O ensinamento dos apóstolos, que eles receberam do Senhor Jesus, é conservado pela Tradição, que é descrita por Santo Irineu como sendo pública (acessível a todos), única (é comum em meio a grande diversidade que compõe a Igreja) e pneumática (ela é fruto da ação do Espírito na Igreja, cujas colunas são os apóstolos).

“Pois a glória de Deus é o homem vivo…”

O Catecismo da Igreja Católica recolhe este pensamento de Santo Irineu para expressar o fim da criação e o homem como o ápice dela: “Pois a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus” (Adv. Haer. IV, 20, 7) (...)

O fim último da criação é que Deus, “Criador do universo, tornar-se-á ‘tudo em todas as coisas (1Cor 15,28), procurando, ao mesmo tempo, a Sua glória e a nossa felicidade” (Catecismo da Igreja Católica, 294).


Padre Queimado fala da poderosa intercessão de 
Santo Irineu




Escrito por
Martín Ugarteche
Martín Ugarteche Fernández

Peruano, membro do Sodalício de Vida Cristã. No Brasil, desenvolveu diversos projetos de evangelização da cultura, como o Concurso Literário Histórias de Natal e a Exposição Fotográfica Vida em Movimento. Doutor em Filosofia, por muitos anos foi professor. Atualmente reside em Roma, onde é responsável de uma das comunidades do Sodalício na Itália e faz parte da equipe de formação. Lançou um curso on-line de filosofia cristã, que é oferecido pelo Centro de Estudos Católicos na sua plataforma digital.

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