Em uma de suas audiências, o Papa Francisco afirmou que “a santidade é o rosto mais bonito da Igreja, o aspecto mais belo”, pois significa redescobrir-se em comunhão com Deus. Quais santos você conhece? Certamente existiram neles características apreciáveis.
Outro fato sobre a santidade é que ela é um chamado universal, não existe idade ou vocação que determina se uma pessoa pode tornar-se santa. Isso porque, segundo o Papa, “é um dom oferecido a todos, sem excluir ninguém, e por isso constitui o cunho distintivo de cada cristão”.
Por vezes, será uma criança a testemunhar para nós esse caminho. Anteriormente, aqui no Portal A12, listamos os santos mais jovens da Igreja e, pudemos contemplar a graça santificante de Deus agindo na vida deles desde a infância.
Os santos Jacinta (9 anos) e Francisco Marto (7 anos), junto à prima Lúcia, presenciaram as aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. O que os tornou santos, contudo, foi a coragem com que suportaram as perseguições e realizaram mortificações e orações pela salvação das almas.
A beata brasileira Albertina Berkenbrock, de Santa Catarina, desejava de todo o coração o dia da sua primeira comunhão e depois disse ter sido o dia mais bonito de sua vida. Sofreu o martírio, com apenas 12 anos, por se recusar a pecar ao ser violentada por um homem que a assassinou.
Outra beata do nosso país, também conhecida por defender sua pureza, é Benigna Cardoso do Ceará. Sua infância foi marcada pela religiosidade e temor a Deus. Com apenas 13 anos, foi também martirizada por resistir com afinco à importunação de um abusador, que a matou.
São Domingos Sávio foi um pequeno italiano conhecido por sua vida piedosa, sua alegria e desejo de ajudar as pessoas. Desde a tenra idade, pensava em ser sacerdote e, depois de ter conhecido Dom Bosco, entrou para o Oratório de São Francisco de Sales.
Estas são apenas algumas das muitas crianças que se abriram ao convite de Deus com coragem e amor. Embora tenham vivido situações muito difíceis, não podemos dizer que não foram felizes, pois amaram muito. É como afirmou o saudoso Papa Francisco:
“Quando o Senhor nos convida a ser santos, não nos chama para algo pesado, triste... Ao contrário! É o convite a compartilhar a sua alegria, a viver e a oferecer com júbilo cada momento da nossa vida, levando-o a tornar-se ao mesmo tempo um dom de amor pelas pessoas que estão ao nosso lado. Se entendermos isto, tudo mudará, adquirindo um significado novo, bonito, um significado a começar pelas pequenas coisas de cada dia.”
add_box Crianças que receberam mensagens de Nossa Senhora
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.