Em uma de suas audiências, o Papa Francisco afirmou que “a santidade é o rosto mais bonito da Igreja, o aspecto mais belo”, pois significa redescobrir-se em comunhão com Deus. Quais santos você conhece? Certamente existiram neles características apreciáveis.
Outro fato sobre a santidade é que ela é um chamado universal, não existe idade ou vocação que determina se uma pessoa pode tornar-se santa. Isso porque, segundo o Papa, “é um dom oferecido a todos, sem excluir ninguém, e por isso constitui o cunho distintivo de cada cristão”.
Por vezes, será uma criança a testemunhar para nós esse caminho. Anteriormente, aqui no Portal A12, listamos os santos mais jovens da Igreja e, pudemos contemplar a graça santificante de Deus agindo na vida deles desde a infância.
Os santos Jacinta (9 anos) e Francisco Marto (7 anos), junto à prima Lúcia, presenciaram as aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. O que os tornou santos, contudo, foi a coragem com que suportaram as perseguições e realizaram mortificações e orações pela salvação das almas.
A beata brasileira Albertina Berkenbrock, de Santa Catarina, desejava de todo o coração o dia da sua primeira comunhão e depois disse ter sido o dia mais bonito de sua vida. Sofreu o martírio, com apenas 12 anos, por se recusar a pecar ao ser violentada por um homem que a assassinou.
Outra beata do nosso país, também conhecida por defender sua pureza, é Benigna Cardoso do Ceará. Sua infância foi marcada pela religiosidade e temor a Deus. Com apenas 13 anos, foi também martirizada por resistir com afinco à importunação de um abusador, que a matou.
São Domingos Sávio foi um pequeno italiano conhecido por sua vida piedosa, sua alegria e desejo de ajudar as pessoas. Desde a tenra idade, pensava em ser sacerdote e, depois de ter conhecido Dom Bosco, entrou para o Oratório de São Francisco de Sales.
Estas são apenas algumas das muitas crianças que se abriram ao convite de Deus com coragem e amor. Embora tenham vivido situações muito difíceis, não podemos dizer que não foram felizes, pois amaram muito. É como afirmou o saudoso Papa Francisco:
“Quando o Senhor nos convida a ser santos, não nos chama para algo pesado, triste... Ao contrário! É o convite a compartilhar a sua alegria, a viver e a oferecer com júbilo cada momento da nossa vida, levando-o a tornar-se ao mesmo tempo um dom de amor pelas pessoas que estão ao nosso lado. Se entendermos isto, tudo mudará, adquirindo um significado novo, bonito, um significado a começar pelas pequenas coisas de cada dia.”
add_box Crianças que receberam mensagens de Nossa Senhora
Papa fala sobre prudência ao distinguir fenômenos místicos
Papa Leão XIV encerra congresso sobre misticismo, destacando prudência e discernimento na análise de fenômenos espirituais.
Na COP30, igrejas do Sul Global clamam por justiça climática
O texto, focado em Justiça Climática e socioecológica, ecoa a mensagem da Laudato Si’ ao declarar que "o clamor da terra e o clamor dos pobres são um só". A iniciativa convoca as comunidades de fé a rejeitar sistemas destrutivos em nome do lucro.
Dom Amilton é reconfirmado no Dicastério para Vida Consagrada
O Vaticano confirmou Dom Amilton, bispo de Guarapuava, como membro do Dicastério para a Vida Consagrada até 2029, reforçando sua missão na Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.