Em 4 de novembro, a Igreja faz memória a São Carlos Borromeu, um Bispo de Milão do século XVI. Ele nasceu em 2 de outubro de 1538, em uma família nobre e, ainda adolescente, aos 12 anos, recebeu o título de “comendatário” de uma abadia beneditina local.
Este título honorífico, recebido tão jovem, demonstrava seu forte caráter, serviço e caridade, tanto que ele destinava a considerável renda que recebia desta nomeação aos pobres. Além disso, possuía uma inclinação natural à vida religiosa e facilidade no trato com as pessoas.
No futuro, seus estudos em Direito Canônico e Direito Civil o levaram a tornar-se “Doutor in utroque jure” (um grau de doutorado) em 1559, com apenas 21 anos. Foi ordenado sacerdote em 1563, aos 25 anos, e depois consagrado Bispo.
Segundo o site do Vaticano, o episcopado o permitiu participar do conhecido Concílio de Trento (1562-1563), quando se tornou um dos principais fomentadores da “Contra-reforma” e colaborou na redação do Catecismo Tridentino.
Carlos tornou-se arcebispo de Milão em 1565, com apenas 27 anos. Destacou-se por sua dedicação pastoral com visitas em todo o território. Assim como determinado pelo Concílio de Trento, fundou seminários para auxiliar na formação dos sacerdotes, além de mandar construir igrejas, colégios e hospitais.
Exerceu um importante papel na sua época, não temendo defender a Igreja contra os erros internos e renovar as estruturas eclesiais. Ele sabia que, para uma mudança verdadeira na realidade difícil que a Igreja vivia, era necessário começar pelos pastores.
Verdadeiro mestre pastoral
Carlos Borromeu levou os religiosos, sacerdotes e diáconos da sua época a se voltarem com mais fervor para uma vida de oração e penitência, dizendo que “Almas devem ser conquistadas de joelhos”. Nesse sentido, inspirou uma vida fiel no seguimento de Cristo, ou seja, vida de santidade.
Em meio a isso, sofreu perseguições e enfrentou uma epidemia em Milão quando dedicou sua vocação de pastor, entre 1576 e 1577, a estar muito próximo dos doentes, empregando tudo o que podia para ajudá-los.
Foi devoto fiel de Jesus na Eucaristia, apaixonado pela Paixão de Nosso Senhor e orientava toda a comunidade eclesial à prática dos Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Por tudo visto, ele é considerado popularmente como padroeiro dos seminaristas.
"Tua missão é pregar e ensinar? Estuda e entrega-te ao necessário para bem exerceres este encargo. Faz, primeiro, por pregar com a vida e o comportamento. Não aconteça que, vendo-te dizer uma coisa e fazer outra, zombem de tuas palavras, abanando a cabeça" - São Carlos Borromeu
add_box Saiba mais sobre o Concílio de Trento
Fonte: Vatican News
Cinco centros Marianos de peregrinação pelo mundo
Um Santuário é "lugar privilegiado" para viver os mistérios da fé. Descubra os principais Santuários Marianos que atraem peregrinos em busca de Deus no mundo.
Barcos-Hospitais Papa Francisco e São João XXIII rumo à COP 30
Os Barcos-Hospitais Papa Francisco e Papa São João XXIII estarão presentes na COP30 para oferecer atendimento médico gratuito à população local.
Igreja celebra Cristo Rei encerrando o Ano Litúrgico
A Igreja Católica celebra Cristo Rei do Universo, reconhecendo em Jesus o Senhor da vida e da história, Rei do amor, da justiça e da paz.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.