Cada santo da Igreja nos possibilita abrir novos horizontes de santidade, pois dão exemplo de virtudes cristãs a partir da vocação particular que receberam de Deus.
O caminho percorrido por eles em vida aponta vias de santificação para cada um de nós. Alguns, por exemplo, fundaram congregações e métodos de oração, que aproximam muitas pessoas da intimidade com Cristo.
::. Leia + Jovem, a santidade começa com a sua originalidade
Este é o caso de Santo Inácio de Loyola, que fazemos memória em 31 de julho. Ele foi um nobre espanhol e militar, que se converteu após ser ferido na perna por uma bala de canhão em 1521.
Durante sua recuperação, leu livros espirituais que o levaram a abandonar a busca por glória mundana para seguir a Cristo. A enfermidade e a leitura foram circunstâncias fundamentais para o início de uma nova espiritualidade que se disseminou pelo mundo.
Viveu no século XVI, época marcada pela Reforma Protestante, Renascimento e expansão marítima europeia. Foi mestre da vida interior por meio dos conhecidos Exercícios Espirituais, método de oração e discernimento baseado no Evangelho.
Posteriormente, em 1540, Inácio, já convertido, fundou a Companhia de Jesus (Jesuítas), uma das ordens mais influentes da Igreja, atuante especialmente na Contrarreforma e nas missões pelo mundo.
Seus discípulos missionários alcançaram diversos continentes:
José de Anchieta, um padre espanhol jesuíta, chegou ao Brasil aos 19 anos, em 1553 e dedicou sua vida a catequizar o povo indígena com muita piedade.
Santo Inácio deixou como legado uma espiritualidade prática, centrada em Cristo, e uma ordem religiosa comprometida com a educação, o apostolado e a missão.
O próprio Santo Inácio comparou os Exercícios Espirituais com os exercícios físicos de passear, caminhar e correr, dizendo que é “todo modo de preparar e dispor a alma em tirar todos os afetos desordenados e, após tê-los tirados.” (Es. Sp.Ann.1)
Isso significa que devemos esforçar-nos em ordenar a vida segundo a vontade de Deus. Ele não propõe algo diferente do que a Igreja sempre ensinou, mas adapta esse conhecimento em uma rotina de meditação.
A Estrutura dos Exercícios possui 4 etapas que, embora seja recomendado fazê-las de forma guiada, você pode buscar adaptá-las no seu dia a dia. Confira dicas:
1ª Reformar o que foi deformado - refletir sobre o pecado, suas consequências e o amor redentor de Cristo. Para isso, examine sua vida com sinceridade, reconheça falhas e contemple o Cristo crucificado como sinal de esperança.
2ª Conformar-se a Cristo - escolher seguir Jesus, configurando sua vida à dEle. Por isso, medite sobre a vida pública de Jesus e pergunte-se: “Como posso segui-Lo concretamente hoje?”
3ª Confirmar-se na escolha - fortalecer a decisão de seguir Jesus mesmo na dor. Então, contemple a Paixão de Cristo e renove sua entrega com generosidade.
4ª Ser transformado em Cristo - fazer a experiência da ressurreição, da alegria de vida nova em Cristo. Reze com as passagens de Cristo ressuscitado e deixe-se transformar.
Para encerrar, Santo Inácio propõe terminar os Exercícios contemplando como Deus age amorosamente em toda a criação e na própria vida. Desse modo, agradeça e peça: “Senhor, dá-me teu amor e tua graça; isso me basta.”.
Algo essencial dos Exercícios Espirituais é a meditação em silêncio. A prática consiste em fazer uma pausa revigorante para o espírito em meio à agitação do mundo moderno, como também em aumentar a intimidade com Deus.
Não se trata apenas de rezar ou estudar, mas de uma experiência de silêncio, escuta e decisão. Reserve algumas horas da sua semana, utilize um caderno, a Palavra de Deus e outros livros espirituais para te ajudar a fazer as meditações.
Bom retiro!
add Confira 7 conselhos de Santo Inácio para viver a fé em nossa vida
Fonte: Minha Biblioteca Católica |comshalom
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.