A imagem de São Judas Tadeu caracteriza a pessoa do Apóstolo pela Bíblia que segura numa das mãos, lembrando os quase 40 anos de sua pregação do Evangelho; e a Lança ou Machadinha que segura na outra, como símbolo do seu martírio dando a vida em testemunho de Cristo.
Igualmente o interior do templo é simbólico, com as doze colunas símbolo dos Apóstolos e o altar no centro, símbolo de Cristo. Essa disposição atende ao apelo da Igreja de se procurar tratar Dops Apóstolos não só individualmente, mas unidos no “Colégio Apostólico” conhecido como as Doze Colunas da Igreja.
O Santuário São Judas Tadeu foi fundado primeiro como Paróquia em 17 de janeiro de 1940, há 73 anos. Com o correr do tempo e com o entusiasmo e a criatividade pastoral do Pe. João Buescher SCJ, primeiro pároco, desenvolveu-se rapidamente a devoção ao santo e sendo transformado em Santuário pelo afluxo e piedade do povo devoto.
Na origem da devoção, não existe algum fato extraordinário que chamasse a atenção do povo. A devoção desenvolveu-se rapidamente baseada simplesmente no carinho do povo devoto e nos favores significativos que começavam a ser conseguidos pela intercessão do santo. Outro fator do crescimento da devoção foi a transmissão da devoção de pessoa devota para outras pessoas e, particularmente, em família, de pais para filhos. O Santuário só foi consagrado oficialmente como tal, em 18 de novembro de 1997.
Hoje, a pastoral desenvolvida pelos Padres Dehonianos tem sua marca no serviço da reconciliação e aconselhamento personalizado diariamente, quando os sacerdotes atendem por um período de 12 horas ininterruptas; pela celebração de bênção de pessoas e objetos; pelas missas diárias pelos falecidos; pelo atendimento aos enfermos e a celebração de ezéquias.
Desde o início, o atendimento aos pobres foi privilegiado pelo apostolado dos Vicentinos, assumido depois pela Obra Social São Judas Tadeu.
Também o esforço de seguir em tudo as orientações da Igreja no Brasil, identificadas particularmente pelo Plano Pastoral e Diretrizes da Arquidiocese de São Paulo.
Pe. Luiz Fernando Pereira, SCJ
Reitor do Santuário São Judas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.